Topo
pesquisar

Estudando a condução de calor

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Condução térmica

Como se sabe, calor é energia térmica em trânsito que pode se propagar de três diferentes formas: por condução, por convecção e por irradiação. Sabemos ainda que o calor se propaga devido à diferença de temperatura que existe entre dois corpos ou sistemas.

Para demonstrar a condução térmica, pegue uma barra metálica, pois os metais são um dos melhores condutores de calor, e nela pregue com parafina derretida algumas tachinhas, separadas regularmente. Depois de fazer isso, apanhe a barra com um material que seja isolante térmico como, por exemplo, uma luva térmica, pois é perigoso queimar a mão. Segurando a barra, acenda uma vela e coloque-a na extremidade da mesma, oposta à extremidade que você está segurando. Espere alguns instantes e veja o que acontece.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Devido ao calor, as tachinhas estão caindo uma a uma, contudo, aquelas que estão mais próximas da fonte de calor, ou seja, da vela acessa, caem mais rápido do que aquelas que se encontram mais afastadas. Esse fato acontece porque o fluxo de calor demora mais para alcançar a outra extremidade da barra, dessa forma, demora mais para que a parafina, que prende a tachinha na barra, derreta, possibilitando que o objeto caia.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Estratégias de ensino-aprendizagem Experimento sobre calor
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola