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SUGESTÃO DE AULA RELACIONADA AO PROCESSO DE EXCREÇÃO DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS
Durante o planejamento da aula referente ao sistema de excreção dos organismos invertebrados, o professor deverá relacionar a pequena dimensão corporal destes animais ao baixo nível de complexidade dos tecidos orgânicos destinados à função de eliminação dos excrementos metabolizados. Sendo importante informar aos alunos a influência do habitat, garantindo geralmente um meio fluido (aquoso), permitindo maior dissipação e auxílio na remoção dos rejeitos produzidos pela digestão.
Em seguida o professor iniciará a abordagem quanto ao aspecto anatômico e fisiologia das estruturas que realizam o mecanismo de excreção nos diferentes grupos de animais invertebrados.
Poríferos e cnidários → A eliminação de excretas ocorre basicamente por difusão através da superfície corporal, visto que são organismos exclusivamente aquáticos;
Platelmintos → Constituídos por um sistema que contém estruturas especializadas na captação, remoção e eliminação dos resíduos produzidos pela digestão. Essas estruturas recebem a denominação de células-flama;
Anelídeos e moluscos → O sistema excretor é formado por canalículos coletores (nefrídios e metanefrídios ou protonefrídios) que comunicam a cavidade interna com o meio externo;
Artrópodes → O aparelho excretor desse grupo possui algumas diferenciações:
- Entre os insetos e alguns aracnídeos, o sistema é constituído por túbulos de malpighi, coletando e direcionando os excrementos do sangue para o interior de um rudimentar intestino;
- Os demais aracnídeos possuem glândulas verdes, localizadas próximas à cabeça ou também glândulas coxais posicionadas adjacente às patas, efetuando a eliminação de substâncias metabolizadas.
O professor, após explicação, poderá trabalhar uma lista de exercícios com seus alunos, para melhor fixação do conteúdo.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola