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Experimentando o Princípio de Arquimedes

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Com este experimento de baixo custo os alunos poderão aprender na aula de física os conceitos iniciais sobre Empuxo (Princípio de Arquimedes) e visualizar que quando um objeto estiver submerso por um determinado líquido, terá uma variação da Força Resultante que age sobre ele.

É bom ressaltar que os alunos precisam ter conhecimento prévio sobre Força, Peso e Densidade. A aula experimental tem por objetivo a interação entre alunos e professor, bem como alunos e alunos na montagem do aparato experimental. Para a construção do experimento é bom que o professor solicite previamente aos alunos os materiais que serão utilizados.

Materiais Utilizados

- Suporte metálico ou de madeira
- Um espiral de caderno
- Uma maçã
- Um recipiente com água

O experimento a ser feito é o seguinte: pegue o espiral de um caderno velho para fazer o papel de uma mola. Prenda-o em um suporte e na sua extremidade inferior coloque uma maçã (como mostra a figura a). Depois meça o comprimento da espiral na posição de equilíbrio. Em seguida, mergulhe a maçã em um recipiente com água (como mostra a figura b). Você perceberá que o comprimento da “espiral” diminuirá por causa do empuxo.

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Na nova posição de equilíbrio (como mostra a figura c), a maçã estará sob a ação de três forças: peso (P), empuxo (E) e força (T), exercida pela “espiral”. Como P e T são verticais, o empuxo E também deve ser vertical para haver equilíbrio.
Em módulo, temos:

Se a espiral fosse substituída por um dinamômetro, sua marcação seria T e seria chamada de peso aparente: o peso aparente é a diferença entre o peso e o empuxo.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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