Topo
pesquisar

Fazendo sorvete: uma aula gelada

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Como fazer sorvete sem o uso do freezer?

 Fazer sorvete pode ser uma prática até mesmo infantil. Já viu as máquinas de brinquedo em que as crianças colocam suco em um compartimento, giram uma manivela e lá está ele, geladinho e pronto para servir? E detalhe! Em nenhum momento utiliza-se o congelador para fabricar este tipo de sorvete. Como isso é possível?
Ah! Esquecemos de mencionar um ingrediente fundamental para este preparo, o responsável pela redução do ponto de congelamento, sabe o quê? O sal.

É hora de demonstrar este fenômeno em sala de aula!

Você vai precisar de:

Sucos concentrados de vários sabores (uva, morango, limão, etc.)
Pedras de sal
Água gelada

Prepare os sucos com água gelada e misture o sal até obter um sólido cristalino, e pronto! Você já pode saborear seu sorvete.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que aconteceu? Não levamos a solução à geladeira e mesmo assim ela se solidifica?

Sabe-se que a água líquida só se converte em sólida a uma temperatura de 0°C, o que fizemos ao acrescentar o sal, foi abaixar seu ponto de congelamento. A propriedade coligativa de líquidos explica tudo: o ponto de congelamento de uma solução (sal+suco) é sempre inferior ao do líquido puro (água).

O sal forma uma solução com ponto de congelamento inferior ao da água, ou seja, enquanto a água só se solidifica a 0 °C, nosso ingrediente neste caso, vai se solidificar (virar sorvete) a uma temperatura diferente desta.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola
 

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola