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Fermentação

Estratégias de ensino-aprendizagem

Os organismos anaeróbios realizam a fermentação na ausência de oxigênio. Com a fermentação é possível obter alguns produtos, como pães, iogurtes, vinhos etc.
Vinho, cerveja e pães são alguns dos produtos que podemos obter a partir da fermentação.
Vinho, cerveja e pães são alguns dos produtos que podemos obter a partir da fermentação.
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A fermentação é um processo no qual ocorre a quebra da glicose sem nenhum consumo de oxigênio. É, para os organismos anaeróbios, o único meio de obtenção de energia, pois eles não possuem enzimas responsáveis pelas reações químicas do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória. Alguns organismos que realizam a fermentação são as bactérias causadoras do tétano, do botulismo e do levedo de cerveja.

Os tipos mais importantes da fermentação são a fermentação lática e alcoólica.

A fermentação láctica é assim chamada porque as bactérias que a fazem produzem ácido láctico, que coagula o leite, transformando-o em coalhada ou em iogurte. A fermentação alcoólica é realizada por um fungo unicelular, também chamado de levedo de cerveja ou fermento de padaria, cientificamente chamado de Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é utilizada na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, aguardentes, etc.) e na fabricação de pães (na qual o gás carbônico é o responsável pelas bolhas que tornam a massa mais macia).

A partir do experimento sugerido abaixo, será possível trabalhar em sala de aula os tipos de fermentação que ocorrem nesses organismos.

Material necessário

⇒ Um tablete de fermento para pão;
⇒ Açúcar;
⇒ Água filtrada;
⇒ Colher pequena;
⇒ Dois copos;
⇒ Plásticos transparentes (pode ser papel filme);
⇒ Elásticos.

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Fazendo o experimento

Coloque água filtrada até a metade de cada copo. Em seguida, coloque em um dos copos uma colher de sobremesa de açúcar, e um quarto do tablete de fermento. No outro copo coloque água e um quarto do tablete de fermento. Tampe os dois copos com o plástico transparente e prenda-o com o elástico. Coloque os dois copos em um local com pouca luz e deixe-os descansar por um dia.

Para o professor

Passado o tempo, peça aos alunos para checarem os copos da experiência, observando se ocorreu alguma diferença no plástico que os cobre, na cor e no cheiro das soluções.
Se observada alguma diferença, peça que eles a expliquem e denominem qual foi o fenômeno que ocorreu e o motivo pelo qual ele ocorreu em apenas um dos copos.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

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