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Fermentação – Vamos Produzir Vinho?

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Hoje os microrganismos darão a aula!

Que tal ensinar seus alunos sobre fermentação e, ao mesmo tempo, sobre a ação dos microrganismos?

E se puder fazer isso de forma atrativa e desafiadora? Melhor ainda, não é?

Nesta prática a participação dos alunos em grupos será fundamental e os materiais são baratos e fáceis de providenciar, o que contribui para que todos possam participar.

Inicie a aula comentando com os alunos sobre a ação dos microrganismos sobre os alimentos, ressalte a ação desses na decomposição dos nutrientes presentes nos seres vivos e de como outras substâncias são produzidas. Exemplos como o processo de formação da cárie e de fabricação de queijos e vinhos podem ser apresentados. E quanto ao vinho...!

Apresente um pequeno cronograma referente a essa prática e não se esqueça de enfatizar que a avaliação será realizada a partir da organização e do desenvolvimento do experimento!

Marque um dia para a preparação dos materiais, outro para a montagem do experimento e um último para análise dos resultados. Esse procedimento é importante, pois permite que todos os grupos apresentem seus materiais com a devida antecedência e providencie a limpeza dos mesmos. Evite iniciar a prática sem que os materiais estejam prontos. Vale destacar com os alunos que existe rigor até na preparação de uma alimentação diária, como um almoço, onde tudo deve estar limpo e selecionado para que se possa preparar a refeição. Imagine em procedimentos científicos, onde tudo deve ser minimamente observado e anotado.

Sugerimos que escolha a última aula da semana para iniciar a prática, dessa forma, na penúltima aula os alunos deverão providenciar os materiais para sua realização e, caso haja possibilidade, deverão ser novamente limpos, etiquetados e armazenados em local adequado.

Os materiais:

Uma garrafa Pet 2 litros

20 bagos de uva madura

Liquidificador

Fermento biológico em pó seco – comprado em supermercado

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Peça aos alunos que selecionem as melhores uvas por eles trazidas, no mínimo 20. Coloque as uvas organizadas em cima de uma folha de papel branco e numere as folhas de acordo com o número do grupo de alunos. Peça aos alunos que comparem as uvas dos grupos e observem aquelas que estão mais verdes e as que estão mais maduras. Comente em relação ao teor de açúcar presente, ressaltando que quanto mais madura maior a quantidade de carboidrato.

Com o auxílio do liquidificador, bata cada conjunto de uvas separadamente e coloque a mistura produzida dentro da garrafa previamente etiquetada com o número do grupo. Peça para que os alunos separem meia colher de sopa de fermento biológico em pó e coloquem dentro da garrafa, tampando logo em seguida.

As garrafas deverão ser deixadas em lugar seguro e ao abrigo da luz, pelo menos por cinco dias – por isso a importância de realizar a prática no final da semana, para ganhar tempo! Finalizado esse período, os alunos deverão observar como está a mistura, visualmente, e descrever o que esperam que tenha acontecido durante esse pouco espaço de tempo. As anotações devem ser realizadas nas folhas do cronograma da experiência.

Peça que apertem um pouco a garrafa e percebam que ela está estufada. Comente sobre a ação fermentativa dos microrganismos que produzem, nesse processo, o gás carbônico e o álcool. Peça que abram a garrafa e observem o cheiro exalado e, caso queira, escolha um professor para provar o líquido produzido na finalidade de se comprovar o teor alcoólico.

Uma lista de exercícios sobre o processo de fermentação na produção de alimentos seria bastante oportuna!

Fabrício Alves Ferreira
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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