Whatsapp

Fichamento

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Fichamento – estratégia para melhorar a interpretação

O fichamento é uma atividade de investigação do conteúdo apresentado. O aluno deve tirar do texto as partes mais importantes para a compreensão do mesmo e fichá-las, ou seja, registrá-las no papel.

É uma forma para o estudante absorver o conteúdo lido, ao passo que promove a reflexão durante o processo de seleção dos trechos mais significativos do material.

O professor deverá fazer uma primeira leitura do texto que irá ser fichado, para que o aluno já se familiarize com o tema e já comece a interpretá-lo. Logo após, o professor explica aos estudantes o que é um fichamento e a importância de fazê-lo, principalmente em textos maiores ou com subtítulos.

É essencial que esta proposta de leitura comece em sala de aula, pois o professor poderá orientar, caso o aluno tenha dúvidas. Quando o aluno estiver habituado a este tipo de atividade, o educador poderá sugerir um fichamento de um texto do livro como tarefa de casa.

O professor pode sugerir uma caixinha de fichas para cada aluno. Nela, cada estudante armazenará as suas próprias fichas para eventuais consultas.

Durante essa atividade o aluno aprenderá uma nova estratégia de leitura, ampliará seu vocabulário, observará características no texto que dificilmente são apreendidas sem reflexão, identificará elementos que compõem aquele tipo de texto, além de promover a melhora da compreensão textual.

O tempo dedicado a esta atividade deve durar no mínimo três aulas ou, se houver tempo, até que o aluno se habitue.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Esnino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Conheça a importância do fichamento nas aulas de Biologia e saiba como aplicá-lo para melhorar a eficiência do processo de ensino e aprendizagem.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola