Topo
pesquisar

Foguete de Água

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Aparato experimental montado
Aparato experimental montado

Em alguns momentos do nosso cotidiano vemos informações nos meios de comunicação sobre o lançamento de foguetes espaciais, ora com finalidade de explorar o vasto universo, ora com a finalidade de fazer alguns reparos em alguma estação espacial que orbita a Terra. De modo a tentar colocar em prática os conceitos que levam grandes foguetes ao espaço, propomos uma atividade experimental de baixo custo, intitulada “Foguete de água”, com a finalidade de aproximar os alunos dos conceitos físicos envolvidos nesse lançamento.

Portanto, o objetivo desse aparato experimental é levar o aluno a entender melhor os conceitos de quantidade de movimento e impulso. O experimento é de baixo custo podendo então ser realizado em grupo por todos os alunos. É interessante que essa atividade seja feita em um local com bastante espaço livre, para que o voo do foguete seja visivelmente melhor.

Material a ser utilizado

- fio de arame ou barbante de cerca de 20 m

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- um canudo grosso
- fita adesiva
- uma bomba de encher pneu de bicicleta
- uma rolha
- uma garrafa pet
- um bico de encher bola
- água

Montando o foguete

Passe o barbante ou o fio dentro do canudo, em seguida cole-o na garrafa pet. Fixe o bico de encher bola na rolha. Coloque um pouco de água dentro da garrafa e tampe-a com a rolha. Em seguida estique o barbante e conecte o bico na bomba de bicicleta. Comece então a encher a garrafa pet por algum tempo até que a rolha não suporte mais a pressão interna, fazendo-a sair. Você verá que o foguete percorrerá certa distância com certa velocidade, depois ele parará. Repita o processo várias vezes. É bom que o barbante seja colocado de forma a deixar o foguete inclinado, como mostra a figura acima. Tente explicar o que faz com que o foguete percorra essa distância.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola