Topo
pesquisar

Força elétrica

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Quando estudamos os conceitos de cargas elétricas, vimos que as cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e as cargas de sinais diferentes se atraem. Se considerarmos duas cargas elétricas puntiformes separadas por uma distância qualquer, perceberemos uma interação entre as cargas. Essa interação é resultado das forças elétricas que se manifestam nessas cargas de ação mútua, ou seja, elas obedecem ao Princípio da Ação e Reação, tendo a mesma intensidade, a mesma direção e sentidos opostos.

O objetivo do experimento é mostrar como dois corpos carregados com cargas elétricas iguais se repelem mutuamente. O experimento é de baixo custo podendo ser realizado por todos os alunos da sala de aula.

Material utilizado

Três bolinhas de isopor pequena
Papel alumínio
Linha e agulha de costura
Fita adesiva
Varinha de madeira
Régua de plástico
Tecido de lã ou papel-manteiga

Montagem do experimento

Com o auxílio da agulha de costura, faça furos nas três bolinhas de isopor e prenda nelas um pedaço de linha de 30 cm de comprimento. Use um pedaço de fita adesiva na parte de baixo. Em seguida forre as bolinhas de isopor com o papel alumínio: corte dois círculos com diâmetro 3,5 vezes maior do que o diâmetro das bolas – com isso, você conseguirá cobri-las completamente. A cobertura é importante, pois o papel alumínio é condutor, e assim teremos uma superfície esférica condutora na qual as cargas se distribuirão uniformemente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Experimento

Bola de isopor pendurada na varinha de madeira
Bola de isopor pendurada na varinha de madeira

Incialmente, pendure uma das bolinhas na varinha de madeira, como mostra a figura acima, a uma distância de 20 cm de comprimento entre o centro da bolinha e a varinha. É importante que a bolinha não toque em nenhuma superfície e fique livre para se movimentar.

Lave bem e seque a régua de plástico. Tente segurar a régua sempre na mesma extremidade, para evitar que a oleosidade das mãos fique na outra ponta da régua. Usando um pano de lã, ou o papel-manteiga, esfregue vigorosamente a régua. Isto vai carregá-la com cargas negativas ou positivas, dependendo do tipo de material usado para esfregar.

Aproxime a régua da bolinha, sem tocá-la e observe se esta se movimentou. Por quê? Carregue novamente a régua, e encoste-a na bolinha. Isso vai fazer com que a bolinha fique carregada com a mesma carga da régua. Não toque na bolinha com as mãos. Novamente carregue a régua e aproxime-a da bolinha carregada. O que acontece? Note que tanto a régua, quanto a bolinha, têm as cargas de mesmo sinal. O que isso mostra?

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola
 

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola