Topo
pesquisar

Formas dinâmicas de aprendizagem

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Ao lecionar física, muitos professores ficam perdidos, não sabem como fazer a abordagem dessa ciência, principalmente para alunos que estão ingressando no estudo dessa matéria. Ao contrário do que muitos alunos pensam, a física não é de difícil aprendizagem, ela é uma ciência como as outras. Tal medo se deve ao fato de que muitos alunos saem do ensino fundamental com a idéia de que a “física é ruim” ou de que “física é difícil”. O fato de eles verem a física dessa forma se deve, na sua grande maioria, aos professores que não dão ao ensino da física a devida atenção, fazendo com que a aula se torne apenas um mecanismo para decorar equações e conceitos físicos, muitas das vezes até forçado. Ao fazer isso, o professor faz surgir no aluno um instinto de aversão, fazendo com que ele fique desgostoso com a matéria.

Ao ensinar física, o professor deve ter em mente que está formando cidadãos para o mundo, cidadãos com capacidade de entender e explicar os fenômenos físicos que diariamente ocorrem ao seu redor, como por exemplo, a explicação para o fenômeno natural que é o raio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É fato que não é fácil realizar tal papel, porém o mestre deve instigar no aluno o instinto da curiosidade e da coletividade. Ao fazer isso o professor faz com que os alunos sintam prazer em descubrir como as coisas funcionam e proporcionar a eles o trabalho em grupo, uma forma para que eles possam trocar as suas dúvidas e idéias para a solução de atividades. Uma boa alternativa é, sempre que possível, levar experimentos que estejam relacionados com o conteúdo a ser lecionado e fazer a exposição de uma situação problema, fazendo com que os alunos possam pensar, compreender e tentar resolver o problema em questão.

Ao fazer isso, o professor torna o ensino mais agradável, mais prazeroso e muito mais criativo, sem as aulas de decorar e com aulas dinâmicas de aprendizagem, tal como é a experimentação, ou seja, ver na prática como funciona a teoria.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola