PUBLICIDADE
Sabemos que é possível provocar uma mudança de estado físico de uma substância apenas fornecendo ou retirando energia. Os exemplos mais comuns que vemos acontecer são as mudanças do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso ou vice-versa. Podemos, por exemplo, provocar a fusão de um bloco de gelo, se fornecermos a ele uma quantidade de calor suficiente.
Assim, podemos definir a mudança de estado como sendo a reorganização interna dos átomos (moléculas) de uma substância, causando modificações significativas em suas propriedades.
De tal modo, o experimento tem como objetivo observar a fusão do gelo e comprovar que, durante a mudança de estado físico, a temperatura de um determinado corpo não varia.
Material a ser utilizado
1 – copo
1 – cronômetro ou relógio (que marque tempo em segundos)
1 – termômetro
– gelo picado
1 – lápis
1 – papel quadriculado
Realizando o experimento
Primeiramente, encha o copo com gelo picado, em seguida coloque dentro dele o termômetro e meça a temperatura inicial. Caso tenha retirado o gelo recentemente do congelador, sua temperatura deve estar variando entre -15 ºC e -5 ºC.
Observe a temperatura do sistema, fazendo também a anotação da temperatura medida a cada dois minutos. Construa uma tabela do tempo em função da temperatura.
Anote também o instante em que se começa a observar a fusão do gelo formando água. Neste momento, a temperatura estará em 0 ºC.
Anote o tempo em que o último pedaço de gelo desaparecer. Continue medindo a temperatura por mais 10 minutos. Usando o papel quadriculado, faça um gráfico da temperatura em função do tempo.
Tente responder
Como se comportou a temperatura durante os intervalos de tempo em que só havia gelo, gelo + água e só água?
Por que a temperatura fica constante quando o corpo contém água e gelo ao mesmo tempo?
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola