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Gelo seco e sublimação

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Barras de gelo seco.

No conteúdo Química Geral estudamos os estados físicos da matéria e como esta passa por transformações em sua estrutura. Só para relembrar: os três estados físicos - sólido, líquido e gasoso - constituem a forma que a matéria se encontra à temperatura ambiente, sendo que essa pode passar de um estado para outro dependendo de fatores como temperatura e pressão.

Para exemplificar a teoria descrita acima uma pergunta: como se chama a passagem da matéria do estado sólido para o líquido? É denominada de fusão. Se for o contrário, mudança do estado líquido para o sólido, dizemos se tratar da solidificação. Mas se a transformação ocorre do sólido para o gasoso diretamente sem antes passar pelo estado líquido? Aí dizemos que ocorreu uma sublimação, é este o ponto principal do presente artigo.

Mas por que ocorre a Sublimação? A passagem do estado sólido para o gasoso ocorre quando a pressão ambiente não é suficiente para impedir que as partículas atômicas se evaporem de imediato, e assim o material não passa pelo estado líquido e vai direto para o gasoso.

Esclarecida a teoria, é hora de colocá-la em prática. Então como mostrar a seus alunos “ao vivo e a cores” a Sublimação? Existem diversas substâncias sólidas que passam por essa mudança, como iodo, naftalina, etc. Essa última pode ser colocada dentro de armários, ela constitui um sólido volátil que elimina organismos indesejáveis, como as traças por exemplo. Neste caso não é possível ver os vapores produzidos pela naftalina.

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Um exemplo claro de Sublimação está na forma de Gelo seco, podemos visualizar a passagem do estado sólido para o de vapor caracterizada pela densa fumaça que exala desse material.

Como proceder:

Professor, consiga uma amostra do material em revendedoras de produtos para festas, o gelo seco constitui efeito especial para eventos. Esclareça aos alunos que a fumaça exalada é produto da sublimação que ocorre em condições naturais, de temperatura e pressão ambientes. Com o gelo seco em mãos, a aula fica mais dinâmica e as dúvidas podem ser facilmente esclarecidas.

Alunos adolescentes costumam ser fascinados por shows de rock, onde efeitos especiais são produzidos com ajuda de gelo seco, use isso como ferramenta para chamar a atenção de seus alunos, este é mais um item a seu favor.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

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