Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Hoje a aula será prática

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Aquecimento Global... uma aula de Biologia

Final do intervalo do recreio e os alunos buscam seus lugares, ou término da aula de educação física e os alunos suados retornam para a sala de aula. Aquele cheiro contagiante e aquela umidade presente modificam por completo toda estrutura daquela que seria uma aula planejada. Alguns alunos insistem em ficar abanando com folhas e livros e a demora de alguns faz com que outros alunos se agitem ainda mais.

É exatamente nesse momento que a aula prática pode ser desenvolvida!

Temas científicos dificilmente são compreendidos pelos alunos enquanto teoria, mas quando buscamos trazê-los para a vida cotidiana, esperamos que lhes sejam mais compreensíveis.

Vamos a nossa aula:

1. Todos estão eufóricos, peça para que fechem as portas e as janelas!
O que é isso professor? Com certeza nos momentos iniciais o professor será o centro das atenções... será questionado por todos, até por aqueles alunos esforçados que sentam nas primeiras cadeiras.

Mas pra que essa atitude? Para começar a aula...

Com muita calma peça aos alunos que comentem sobre o que eles estão sentido e se percebem que o calor está aumentando.

Nosso planeta está passando por um processo conhecido como aquecimento global e o grande vilão desse aquecimento são as altas emissões de gás carbônico que, por suas características, tem a capacidade de reter calor na atmosfera. E como na sala de aula fechada o gás carbônico liberado pela respiração dos alunos está preso, assim também na atmosfera terrestre ele não consegue sair.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como os alunos estão agitados, conversando, ofegantes, será potencializada a quantidade de gás carbônico, que naturalmente é mínima na atmosfera, mas num lugar fechado irá se acumular.

2. Vamos para a segunda experiência do dia. Peça para os alunos observarem que com o aumento da temperatura, seu corpo passou a suar com maior intensidade, mas qual seria a intenção do organismo ao transpirar? Nosso organismo, se a temperatura externa aumenta, exigirá uma forma de resfriamento, daí a tentativa do organismo de se resfriar.

Comente com eles se já assistiram ao filme “Um dia depois de amanhã”. Com certeza vários alunos terão assistido! Pergunte o que acontece no filme. O planeta, em razão das mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global, entra num período de forte resfriamento, parecendo uma nova era do gelo... o problema que gerou o aquecimento, desencadeou num posterior resfriamento!

Finalizando sua aula, busque rapidamente relacionar as consequências dessa perda excessiva de água para o organismo dos alunos. Como a transpiração está intensa e o organismo já perdeu muita água, haverá a necessidade de se repor os líquidos perdidos e enquanto isso não ocorre, os rins estarão com a difícil missão de reabsorver o máximo de água possível, tornando a urina ainda mais concentrada. Mas nosso planeta não poderá adquirir água externamente, assim, as toxinas e resíduos passarão a se acumular no meio ambiente cada vez mais concentrados.

Claro que são meras analogias, mas esperamos ter contribuído para uma aula diferente!

 

Fabrício Alves Ferreira
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola