PUBLICIDADE
Olhando ao nosso redor observamos inúmeras formas geométricas regulares e irregulares. Desde os princípios básicos da Geometria Euclidiana (ponto, reta, plano,...), até os dias atuais podemos notar as grandes transformações ocorridas na Geometria dos objetos, das casas, das artes, arquiteturas novas e arrojadas surgem desafiando todas as formas da Geometria clássica.
Nos primeiros conceitos relacionados à Geometria devemos enfatizar as formas originais e básicas e os Matemáticos responsáveis por tais estudos, Tales, Pitágoras, Platão, Heron, Euler, entre outros.
Finalizado o estudo básico, devemos “sair” da sala de aula e estudar as construções existentes, os traços geométricos, a perfeição das formas, a proporção áurea existente nas artes e construções.
Um exemplo de construção moderna a ser apresentada como objeto de pesquisa seria a capital federal – Brasília, um projeto audacioso, estruturas esplêndidas, uma cidade marcada por uma Geometria moderna. Obra de um gênio, o arquiteto Oscar Niemeyer, que também deve ser abordado nas aulas.
Trabalhe com aulas ilustrativas (data-show, projetor), busque fotos de obras arquitetônicas, mostre a beleza desafiadora da Geometria, relacione – a com o meio em que ele vive, com certeza o educando terá uma nova visão de tudo aquilo que está ao seu redor.
Planejando aulas nesse sentido conseguiremos o objetivo esperado, fazendo com que o aluno passe a explorar o mundo das formas, relacionando as formas planas com as formas espaciais, analisando e interpretando as formas construídas pelo homem e as criadas pela natureza.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola