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O ensino da Matemática vem sendo aprimorado de acordo com as novas tendências de ensino. Atualmente o papel do professor está além dos conteúdos programáticos, ele precisa aplicar todo o seu conhecimento específico nas áreas de influência da Matemática.
Os novos modelos de ensino buscam relacionar os conteúdos de forma a ampliar o horizonte dos educandos, mostrando aplicações da Matemática em variadas disciplinas e setores, Geografia, Biologia, Química, Física, Economia, Administração, Contabilidade entre outras.
Temos que ressaltar a importância da Matemática para o mundo, pois assim o jovem pode sentir prazer em aprofundar seus estudos, buscando uma melhor relação com as teorias e aplicações matemáticas.
Podemos implantar novos modelos de planejamento, ressaltando a teoria e exercícios de fixação, atividades e pesquisas sobre o conteúdo e abranger outras ciências.
Veja algumas situações nas quais podemos usar a interdisciplinaridade:
Função do 1º grau: relacionar o conteúdo com a Economia através das funções custos, receita e lucro, analisando gráficos das situações expressas.
Função exponencial: relacionar com a Química. Decaimento radioativo, meia vida de elementos radioativos.
Geografia: densidade demográfica de uma região: razão entre o número de habitantes e a área habitada.
Função do 1º e do 2º grau: Física, movimento uniforme e movimento uniformemente variado.
Função logarítmica: Geologia, escala Richter (intensidade de um terremoto)
Trigonometria: Engenharia Civil, cálculo de ângulos, seno, cosseno, tangente.
Elipses: Astronomia, formas elípticas, trajetória dos planetas em órbita do sol.
Probabilidades: loterias, chances de ganhar, possibilidades.
Geometria: cálculo de comprimentos, áreas, volumes. Construção e reforma de uma residência, prédio, ponte.
Poliedros: Filosofia, poliedros de Platão, história da Matemática.
Estatística: frequência relativa, frequência absoluta, desvio padrão, estimativas, análise de gráficos, pesquisas, falar sobre o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola