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Uma importante ferramenta para a fixação de conteúdos em matemática é o uso de jogos. No ensino de coordenadas podemos criar um jogo no intuito de auxiliar na interpretação e localização de pontos no plano cartesiano, constituído de dois eixos perpendiculares, um horizontal e outro vertical.
Material
Papel quadriculado.
Régua.
Caneta
Confecção
Em um papel quadriculado iremos construir um plano cartesiano com coordenadas (x, y).
Regras do jogo
Jogo para duas pessoas:
No plano cartesiano construído no papel quadriculado devemos marcar pontos aleatoriamente, sem que o outro competidor veja. Lembrar que no plano cartesiano as coordenadas são marcadas obedecendo à seguinte ordem: eixo horizontal e depois eixo vertical.
O objetivo do jogo é acertar as coordenadas dos pontos que o rival marcou na folha.
Para dar maior realidade ao jogo, podemos usar navios fictícios, que ocuparão as coordenadas escolhidas.
Navios e pontuação
Submarino: 2 partes
Fragata: 3 partes
Cruzador: 4 partes
Porta Aviões: 5 partes
Pontuação
Submarino: 10 pontos cada parte. Total: 20 pontos.
Fragata: 20 pontos cada parte. Total: 60 pontos.
Cruzador: 30 pontos cada parte. Total: 120 pontos.
Porta Aviões: 50 pontos cada parte. Total: 250 pontos.
Vence aquele que conseguir acertar os navios do rival, marcando pelo menos 300 pontos.
Modelo exemplar
Navios e suas coordenadas de localização:
Submarino (-7,-3) e (-7,-4)
Fragata (-7,-10), (-6,-10) e (-5,-10)
Cruzador (5,-6), (5,-7), (5,-8) e (5,-9)
Porta Aviões (-6,3), (-6,4), (-6,5), (-6,6) e (-6,7)
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola