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Lei dos Gases Ideais

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Este experimento permite verificar o comportamento de um gás com temperatura constante. Sabemos que PV = nRT para um gás ideal. Vamos fazer um experimento para variar a pressão e medir o volume do ar dentro de uma seringa de injeção.

O experimento tem por objetivo verificar o comportamento de uma amostra de gás à temperatura constante. Para realizarmos a atividade experimental, precisaremos dos seguintes materiais:

Uma seringa de injeção grande e nova
Uma mamadeira graduada
Um pedaço de borracha de apagar
Lápis
Papel para construção do gráfico


Primeiramente devemos montar a seringa com a agulha. Puxe o êmbolo para aumentar o volume interno. Em seguida, espete a agulha em um pedaço de borracha de apagar, para vedar o orifício.

Como mostra a figura abaixo, prenda a seringa bem firme com a agulha para baixo.

O líquido exerce pressão sobre a seringa
O líquido exerce pressão sobre a seringa

Coloque a mamadeira em cima do êmbolo e anote o volume de gás dentro da seringa. Este é o volume à pressão atmosférica. Em seguida vá adicionando água na mamadeira e faça uma tabela contendo duas colunas: o volume de água (em cm3) e o volume de gás dentro da seringa (também em cm3).

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Após encher por completo a mamadeira, retire-a de cima da seringa de forma a verificar se o êmbolo volta à posição original. Caso isso não ocorra, é bem provável que tenha ocorrido um vazamento do gás pela agulha. Se ocorrer o vazamento, repita o experimento.

Calcule a pressão feita pela mamadeira sobre o gás para cada medida: cada cm³ de água possui 1 grama. Calcule o peso de cada quantidade de água colocada e divida pela área do êmbolo. Lembre-se que esta pressão deve ser adicionada à pressão atmosférica para obter-se a pressão sobre o gás dentro da seringa.

Faça um gráfico de volume x pressão interna do gás que está mantido com temperatura constante. Pela Lei dos Gases Ideais, o produto P x V é uma constante.
Verifique se isso realmente ocorre com as medidas deste experimento.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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