Topo
pesquisar

Magnetização por indução

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

O experimento proposto abaixo é de baixo custo, ou seja, é um experimento que pode ser feito com materiais encontrados no dia a dia. Ele tem por finalidade levar ao aluno o conhecimento através da experimentação e demonstrar a magnetização de um parafuso por indução magnética.

Material a ser utilizado

- um parafuso grande (cerca de 10 cm de comprimento e 5 mm de diâmetro)
- um metro de fio de cobre esmaltado
- fita adesiva
- três pilhas grandes de lanterna
- vários clipes metálicos
- uma lâmpada de lanterna

Montando o experimento

Primeiro, enrole o fio esmaltado sobre o parafuso. Dê em torno de 30 a 50 voltas. Fixe este enrolamento com fita adesiva de modo que ele não desenrole ao ser manuseado. Deixe pelo menos 10 cm de fios sobrando em cada ponta. Remova o esmalte das extremidades dos fios, para fazer contato elétrico com a bateria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ligue as pontas dos fios nos polos da bateria e aproxime a ponta do ferro dos clipes de papel. Observe que estes serão atraídos para o parafuso e ficarão colados nele, enquanto estiver circulando uma corrente. Desconectando-se o fio da pilha, a corrente para de circular, soltando os clipes.

Anote o número de clipes que é possível suspender com esse sistema. Repita o experimento com duas baterias em série. Faça o mesmo, colocando as duas baterias em paralelo. O que mudou?

Tente responder

Baseado no que observou até este momento e nos seus conhecimentos de magnetismo, você poderia estimar o número de clipes que poderiam ser suspensos, usando uma combinação de três baterias em série e em paralelo? Escreva sua estimativa e repita o experimento para comparar.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

O mundo dos super-heróis pode oferecer muitos assuntos que podem ser trabalhados em sala de aula
Estratégias de ensino-aprendizagem Super-heróis na aula de Física
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola