Whatsapp

Menstruação

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Menstruação: evento natural que ocorre mensalmente.

A menstruação é um fenômeno que se inicia, geralmente, na puberdade; e indica que aquela pessoa já tem condições de gerar filhos, caso ocorra a fecundação entre seus gametas e espermatozoides. Muitos indivíduos, inclusive mulheres que já menstruam, não compreendem seus mecanismos; e acreditam que diversas restrições devem ser feitas nesta época do mês - tais como não lavar os cabelos ou não ingerir leite.

Diante de tanta desinformação e mitos que rondam esta temática, é essencial que seus alunos compreendam o que acontece com o corpo feminino a partir da menarca. Esta atividade poderá ser desenvolvida tanto no primeiro quanto no segundo ciclo do Ensino Fundamental.

Para iniciar o assunto, o professor deve perguntar aos seus alunos o que é a menstruação, quanto tempo dura, porque as mulheres menstruam, o que não se pode fazer durante o período menstrual, dentre outros questionamentos.

Após este momento, dividir a sala em pequenos grupos, entregando a cada aluno a letra da música “Cor de rosa choque”, de Rita Lee; e os textos “Menstruação” e “TPM” , do site Brasil Escola.

Peça para que seus alunos relacionem a letra da música com as informações contidas nos textos. Cada grupo deve ter um representante, que apresentará tais questões para toda a sala.

Após este momento, explique os possíveis temas que não ficaram ainda claros; ou que passaram batidos. Frise que, por ser um processo natural, a menstruação não deve ser vista como motivo de vergonha, e que a mulher pode desenvolver todas as suas atividades normais neste período.

Pontue, também, que a tensão pré-menstrual é um problema orgânico que algumas mulheres possuem, e que algumas medidas individuais e a compreensão das pessoas próximas são capazes de amenizar estes sintomas.

O professor pode, ainda, mostrar a seus alunos alguns tipos de absorventes (interno, reutilizável, com abas, sem abas), informando sobre seu uso.


“Cor de rosa choque
Roberto de Carvalho - Rita Lee
Nas duas faces de Eva
A bela e a fera
Um certo sorriso de quem nada quer
Sexo frágil, não foge à luta
E nem só de cama vive a mulher
Por isso não provoque
É cor de rosa-choque
Mulher é bicho esquisito
Todo mês sangra
Um sexto sentido maior que a razão
Gata borralheira, você é princesa
Dondoca é uma espécie em extinção
Por isso não provoque
É cor de rosa-choque”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola