Topo
pesquisar

Motor Elétrico

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Temos a presença de motores elétricos por toda a parte, por exemplo, no liquidificador, na batedeira elétrica, nos carrinhos de controle remoto, etc. Esses motores têm como princípio básico transformar energia elétrica em energia mecânica. Temos basicamente dois tipos de motores elétricos: o motor de corrente contínua (CC) e o motor de corrente alternada (CA); ambos trabalham pela interação entre campos elétricos e campos magnéticos.

O experimento objetiva levar o aluno a ter um contato maior com os motores elétricos, bem como ajudá-lo a entender o princípio de funcionamento desses motores.

É um experimento de baixo custo que visa à interação dos alunos com o estudo da física aplicada no dia a dia.

Para a construção do motor elétrico vamos precisar de:

- fio de cobre
- 1 pedaço de ímã de alto-falante
- suporte de madeira
- 1 pilha grande de 1,5 V
- 1 estilete
-fita-crepe
- pregos pequenos

Montando o experimento

Primeiramente construa uma bobina, enrolando de 5 a 10 voltas de fio de cobre em torno da pilha grande, deixando duas pontas livres de aproximadamente 3 cm de fio. Retire totalmente, com o estilete, o verniz que recobre uma das pontas. Na outra, deixe uma faixa de verniz ao longo do comprimento e retire o resto. Lembre-se que o verniz deve ser retirado conforme proposto, caso contrário o motor poderá não funcionar perfeitamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Construa um suporte com o arame (figura abaixo) para a bobina, fixe-o com ajuda dos pregos para que não caia.

Com a ajuda da fita-crepe coloque a pilha no suporte de madeira e em seguida ligue as extremidades do arame nos polos da pilha.

Coloque a bobina no suporte, em seguida coloque o ímã em baixo da bobina. Para que o motor funcione, dê um pequeno impulso com o dedo na bobina.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola