Whatsapp

Multissensorialidade da paisagem

O professor pode trabalhar com o conceito de paisagem explicitando o seu caráter multissensorial.
A visão não é a única forma de se conceber as paisagens
A visão não é a única forma de se conceber as paisagens
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O conceito de Paisagem sempre foi um dos mais importantes ao longo da história do pensamento geográfico, sendo amplamente utilizado desde os tempos da gênese da Geografia moderna com Humboldt e Ritter. No entanto, em muitas análises, seu conceito é erroneamente posto como “aquilo que a visão alcança”.

Na verdade, as paisagens são muito mais do que elementos que apreendemos com os nossos olhos. É também o espaço que percebemos utilizando os demais sentidos: o tato, o olfato, o paladar e a audição. Fala-se, em alguns casos, de paisagens sonoras ou paisagens olfativas, que nada mais são do que alguns aspectos do espaço.

Dessa forma, propomos a seguir a elaboração de uma atividade didática a fim de desenvolver a multissensorialidade das paisagens em sala de aula através de cinco passos. Como materiais necessários, o professor utilizará um aparelho de som, um projetor de imagens, alguns pequenos frascos contendo orégano (ou outra coisa que tenha um forte cheiro), vendas para os olhos e algum tipo de brinquedo que não tenha pontas.

1) Peça para que os alunos fechem os olhos e, em seguida, ligue o som, tocando algum efeito referente a alguma paisagem sonora (como pássaros cantando, barulho de carros, locomoção de um trem etc.). Peça para que eles escrevam o que aquele som significa e a que tipo de lembranças ou imaginações ele remete;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2) Ligue o projetor e mostre algumas imagens, como uma floresta, um rio, uma casa ou uma rua. Peça novamente para que eles descrevam a imagem exibida e o significado que ela possui para eles;

3) Escolha alguns voluntários, tape os olhos deles com as vendas e coloque-os para apalpar o brinquedo que você escolheu (pode ser qualquer outra coisa que não machuque as mãos, como uma fruta). Peça para que eles descrevam o objeto para os demais colegas;

4) Distribua os fracos para os alunos, pedindo para que eles apenas cheirem e passem para os colegas sem dizer o que é, apenas anotando o que aquele cheiro significa para eles. Utilize fracos escuros e pequenos, que não permitam que os alunos consigam ver o que há dentro;

5) Por fim, solicite que alguns alunos leiam as anotações realizadas. Com certeza, diferentes respostas e descrições serão apresentadas. Alguns se lembrarão de algum acontecimento do passado, outros se lembrarão de algum lugar em que estiveram, entre outras possibilidades. Explique para eles que isso faz parte do processo de percepção das paisagens pelo ser humano.

Assim, eles poderão compreender que a paisagem é tudo aquilo que captamos através de nossos múltiplos sentidos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia