PUBLICIDADE
As aulas de Geografia baseadas em métodos tradicionais são extremamente desestimulantes, fato que interfere negativamente no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a utilização de novas metodologias (músicas, filmes, maquetes, mapas, etc.) é de fundamental importância para despertar a atenção e o senso crítico dos estudantes.
No entanto, é importante ressaltar que a utilização desses recursos didáticos deve ser planejada de forma relacionada ao conteúdo abordado em sala de aula, não servindo apenas como uma forma de passatempo e entretenimento para os alunos.
Um recurso eficaz no processo de ensino e aprendizagem é a música. Através de determinadas canções, o professor pode explorar o potencial de interpretação e despertar o senso crítico dos estudantes. Essa metodologia torna as aulas de Geografia mais interessantes e dinâmicas, e, caso trabalhada de forma planejada, consegue a participação efetiva de todos.
Vários temas podem ser trabalhados com o auxílio de músicas: migração, globalização, cultura, meio ambiente, capitalismo, consumismo, etc. Entre as músicas para aulas de Geografia podemos destacar:
Fotografia 3x4 – Belchior
Conheço o Meu Lugar – Belchior
Tudo Outra Vez – Belchior
Construção – Chico Buarque
Apesar de Você – Chico Buarque
Admirável Gado Novo – Zé Ramalho
Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores – Geraldo Vandré
Rosa de Hiroshima – Secos e Molhados
Pela Internet – Gilberto Gil
Propaganda – Nação Zumbi
Terra – Caetano Veloso
Planeta Água – Guilherme Arantes
Xote Ecológico – Luiz Gonzaga
Herdeiros do Futuro – Toquinho
O Calibre – Os Paralamas do Sucesso
Gente de Lá – F.U.R.T.O
Até Quando Esperar – Plebe Rude
Aos Exilados – Devotos.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola