Topo
pesquisar

O atentado de 11 de setembro

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Considerado o maior atentado terrorista da história, a destruição das torres do World Trade Center, em Nova York e a “queda” de um avião no Pentágono, em Washington, em setembro de 2001, teve repercussão internacional, e se tornou um marco do choque entre dois mundos antagônicos.

Ao trabalhar esse tema em sala de aula, promova uma contextualização histórica, abordando a política externa dos Estados Unidos e a campanha terrorista da Al-Qaeda contra aquele país. Elucide que o grupo que era liderado por Osama Bin Laden (Al-Qaeda) foi financiado pelos EUA, com o intuito de expulsar as tropas soviéticas do Afeganistão. Entretanto, durante a Guerra do Golfo, bases militares estadunidenses foram instaladas na península arábica, sede dos principais santuários do Islamismo. Esse fato gerou a ira de Osama Bin Laden com os Estados Unidos, que, segundo o ex-líder da Al-Qaeda, realiza uma política de opressão aos muçulmanos.

Explique que, no dia 11 de setembro de 2001, 19 integrantes da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais nos Estados Unidos, e duas aeronaves foram lançadas contra as torres gêmeas do World Trade Center, que eram os prédios mais altos de Nova York. Outro avião caiu em Washington, no Pentágono. A quarta aeronave caiu em um campo próximo à Pittsburgh. Esses atentados terroristas geraram um prejuízo financeiro de 90 bilhões de dólares aos Estados Unidos, além de matar cerca de 3 mil pessoas.

Explane que, após os atentados de 11 de setembro, os Estados Unidos e o Reino Unido atacaram militarmente o Afeganistão, com o pretexto de encontrar Bin Laden, que residia no país sob proteção do regime local, o Talibã. É de fundamental importância destacar que o regime Talibã foi retirado do poder, e empresas estadunidenses foram instaladas no país, entretanto, Osama Bin Laden, jamais foi encontrado no Afeganistão pelas tropas invasoras, fato que gera uma análise crítica sobre o verdadeiro objetivo dessa invasão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após elucidar esses aspectos, entregue uma cópia da seguinte imagem para cada estudante:
 


O ataque às Torres Gêmeas

Solicite a elaboração de um trabalho em grupo (até três pessoas) contendo os seguintes aspectos:

- Escreva suas recordações sobre esses atentados (também pergunte para seus pais).
- Explique as principais diferenças ideológicas entre os Estados Unidos e a Al-Qaeda.
- A relação dos Estados Unidos com o grupo Al-Qaeda.
- A importância das Torres Gêmeas para os Estados Unidos.
- Pesquise em revistas e na internet notícias da época sobre esses atentados.
- A política externa adotada pelos EUA após esse acontecimento.

No dia da entrega dos trabalhos, realize um debate abordando os elementos pesquisados.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola