O conhecimento físico, assim como qualquer outro, ocorre de forma gradativa, passo-a-passo e de diferentes maneiras, num processo de conhecimento que vai se construindo aos poucos e com muita dedicação e perseverança. Esse conhecimento pode ser analisado sob duas perspectivas distintas: a perspectiva de conhecimento já estabelecido, de forma que ele já pode ser manifestado e apresentado; e a perspectiva de construção, onde a experimentação tem papel de grande importância. Essas duas perspectivas se complementam.
Na perspectiva do conhecimento já estabelecido, são trabalhados os conceitos, as leis, as definições, as hipóteses e os formalismos matemáticos, ou seja, os cálculos. Para a didática física não interessa somente a perspectiva do conhecimento estabelecido, é interesse dela também a perspectiva da construção do conhecimento. Nessa é necessário trabalhar pontos mais voltados para construção de uma base contextual bem firme e sólida, utilizando para isso a elaboração de modelos experimentais de modo que através dele os alunos possam fazer observações e resolver problemas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola