O consumo de energia em aula sobre produto de grandezas

Estratégias de ensino-aprendizagem

Numa aula sobre produto de grandezas podemos trabalhar com o cálculo do consumo de energia por meio do tempo em horas e da potência em watt.
PUBLICIDADE

Vivemos em uma sociedade consumista, esse consumo deve ser entendido como um dispêndio ou um gasto, que pode ser de tempo, dinheiro entre muitas outras variáveis. É importante que o professor passe para os seus alunos como a matemática trata dos assuntos que envolvem as grandezas relacionadas ao consumo. Devemos entender que grandezas são unidades de medidas que descrevem as relações entre propriedades e fenômenos observados, de modo qualitativo ou quantitativo. Sendo assim, temos que o tempo, a massa corporal, o comprimento, a velocidade, a força, a potência elétrica são consideradas grandezas.

Para calcular o consumo de energia utilizamos duas grandezas: o tempo em horas (h) e a potência em watt (w), sendo o watt a unidade de medida da energia elétrica e mecânica.

Para realizar uma aula sobre produto de grandezas o professor deverá explicar aos seus alunos como são feitos os cálculos relacionados ao consumo de energia e que o kwh (quilowatt/hora) é a unidade utilizada para medir o consumo de energia elétrica. Deverá ressaltar, também, que cada equipamento eletroeletrônico consome uma quantidade determinada de energia e que k do kwh equivale a 1000w.

Sugerimos que o professor entregue a seguinte tabela aos seus alunos.

Após entregar a tabela referente ao consumo de energia, proponha a atividade:

Busca do consumo de energia elétrica

Faça a coleta de dados referentes à quantidade de horas que cada eletrodoméstico listado abaixo fica funcionando (ligado) em sua casa e preencha os espaços.

O consumo de energia em kwh será calculado em sala de aula.

Além de fazer o cálculo do consumo de energia de cada eletrodoméstico, o professor poderá solicitar que os alunos calculem o consumo diário total de energia elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fórmula geral para o consumo de energia elétrica é dada por:

Consumo de energia = Potência média (watt) x Horas de funcionamento ao mês
                                                                                 1000

Para utilizar essa equação proponha alguns problemas onde seja necessário completar o espaço referente às horas. Dessa forma, torna-se possível utilizar a tabela da busca do consumo de energia. Veja um exemplo desse tipo de problema:

Calcule o consumo mensal de energia elétrica de um ar-condicionado que possui potência de 1200w, ficando ligado ______ horas por dia.

Resposta:

Suponhamos que o aluno tenha preenchido em sua tabela que o ar-condicionado fica ligado 10 horas por dia. Para realizar esse cálculo bastaria fazer o seguinte:

Calcular inicialmente a quantidade total de horas que o aparelho fica ligado durante o mês.

30 x 10 = 300h

Em seguida, aplicar a fórmula referente ao consumo de energia.

Consumo de energia = Potência média (watt) x Horas de funcionamento ao mês
                                                                                   1000

Consumo de energia = 1200w x 300h = 360 kwh
                                                    1000

Temos então que o consumo de energia do ar-condicionado por mês é de 360kwh.

Com essa atividade torna-se possível realizar um trabalho interdisciplinar, onde o professor de matemática e o de geografia podem trabalhar juntos sobre a conscientização da economia do consumo de energia. Pois quando diminuímos o consumo, economizamos e, por consequência, preservamos a natureza.


Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática

Quando o consumo de energia é baixo, conseguimos economizar eletricidade e, por consequência, dinheiro
Quando o consumo de energia é baixo, conseguimos economizar eletricidade e, por consequência, dinheiro