O Deficiente Auditivo perante o Ensino da Matemática

Estratégias de ensino-aprendizagem

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 A educação inclusiva tem sido um assunto muito discutido nas últimas décadas, em relação à adequação das escolas, preparação específica de profissionais, estabelecimento de novas metodologias e criação de ferramentas de ensino em prol dos alunos com necessidade de inclusão. Dentre crianças e jovens com necessidade temos os deficientes auditivos e visuais, com problemas na fala, deficiência motora, déficit de atenção e doenças relacionadas ao cognitivo. Neste contexto, abordaremos o modelo de ensinamento matemático em relação aos deficientes auditivos.

Trabalhar com alunos detentores de problemas auditivos requer certas metodologias e um dos principais pontos iniciais consiste em aceitar integralmente o aluno surdo. Relacionaremos vários métodos práticos para o processo de ensino e aprendizado desse aluno inclusivo. Observe:

→ Desenvolver nesse aluno o saber pensar através do despertar do raciocínio lógico, não fornecendo situações problemas com resoluções prontas.

→ Tratar o deficiente sem distinção ou discriminação.

→ Não criar situações superprotetoras.

→ Nunca dar as costas na exposição dos conteúdos.

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→ Estimular os colegas de sala a receberem de forma amigável o colega deficiente auditivo.

→ Sempre que possível, verificar se o aparelho auditivo está no volume ideal.

→ Utilize gestos relativos às explicações, pois ativa sua atenção promovendo entendimento perante o assunto em questão.

→ Posicioná-lo na primeira cadeira, de modo que fique próximo à mesa do professor, objetivando um melhor acompanhamento.

→ Fale devagar, promovendo pausas, pois os deficientes auditivos desenvolvem uma facilidade de leitura labial.

→ É necessário que o professor conheça a língua brasileira de sinais, no intuito de facilitar a comunicação em algumas situações.

→ Trabalhar com vídeos formatados com legendas em português.

→ A forma de avaliação deste aluno envolverá os aspectos ligados à comunicação oral e visual.

→ É de responsabilidade do professor atualizar os métodos educacionais, visando ao aprimoramento do ensino e do aprendizado do deficiente auditivo.


Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

É fundamental que o professor conheça a língua brasileira de sinais
É fundamental que o professor conheça a língua brasileira de sinais