Whatsapp

O filme “Procurando Nemo” nas aulas de Biologia

Estratégias de ensino-aprendizagem

A utilização do filme “Procurando Nemo” nas aulas de Biologia pode ser uma forma de fazer os alunos perceberem que essa importante disciplina está em todos os lugares.
PUBLICIDADE

Uma das animações de maior sucesso dos estúdios Disney e Pixar, Procurando Nemo destacou-se por trazer diversos temas que podem ser usados nas aulas de Biologia e Ciências. A história, que se passa no fundo do mar, permite a exploração ampla de temas como a importância dos recifes de corais para o ambiente marinho e as características gerais dos peixes.

A sugestão desta proposta de aula é que o filme seja usado para identificação dos diversos grupos de animais presentes na animação. Para a aula, o professor precisará apenas de uma sala de vídeo e de um exemplar do filme. Caso não ache interessante que o filme seja passado em horário de aula, o professor pode solicitar que o filme seja assistido em casa. Entretanto, o aluno pode obter as respostas na internet, portanto, a melhor opção é que toda a atividade seja realizada na escola.

Antes de iniciar o filme, o professor deve explicar aos alunos que se trata de uma atividade e não será apenas um momento de descontração. Em seguida, deve pedir que os alunos façam uma tabela com os nove filos de animais (Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematódeos, Moluscos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados). Na tabela, podem ser incluídas as classes de cordados existentes (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os alunos, durante o filme, devem escrever o nome dos animais vistos no seu respectivo filo ou classe. Ao final do filme, eles devem identificar os grupos que não estavam presentes no filme e pesquisar se esses grupos possuem ou não representantes marinhos. Caso seja encontrada alguma espécie marinha que não apareceu no filme, as imagens do animal devem ser buscadas.

No final da coleta do material, poderá ser montado um grande quadro de exposição na escola com os animais do filme e sua respectiva classificação.

Ficha técnica:

Filme: Procurando Nemo (Finding Nemo)

Gênero: Animação

Diretores: Andrew Stanton e Lee Unkrich

Roteiro: Andrew Stanton, Bob Peterson e David Reynolds

Estúdio: Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures

Duração: 102 min.

Ano: 2003.


Por Ma. Vanessa dos Santos

"Procurando Nemo” (Finding Nemo, em inglês) é um filme que pode ser usado de diferentes formas nas aulas de Biologia
"Procurando Nemo” (Finding Nemo, em inglês) é um filme que pode ser usado de diferentes formas nas aulas de Biologia
Artigos Relacionados
Bob Esponja, Procurando Nemo e outros vídeos auxiliando nas aulas de Biologia e Ciências.
Já pensou em usar o filme “ Eu sou a lenda” nas aulas de Biologia? Clique aqui e descubra que pontos dessa matéria podem ser abordados utilizando esse famoso filme de ficção. Neste texto, apresentaremos uma sinopse do filme, os temas que podem ser abordados em sala e uma questão de vestibular sobre a longa-metragem.
Philip Ferreira, biólogo e professor de Ciências de turmas do Ensino Fundamental do Distrito Federal, faz desenhos para ensinar o conteúdo aos alunos