Topo
pesquisar

O Filme - Diários de Motocicleta

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


A viagem pela América do Sul

A abordagem do subcontinente sul-americano deve ser realizada de forma a despertar a consciência dos alunos quanto à identificação com o território, rompendo com as rivalidades entre os diferentes países. Analise a população nativa, a colonização, cultura, a composição étnica, os fatores econômicos, além dos aspectos físicos (relevo, hidrografia, vegetação).

Para que o conteúdo se torne mais atrativo é de fundamental importância a utilização de diferentes metodologias. Para tal, utilize recursos audiovisuais, pois eles constituem uma fonte de informação e cultura. O filme- Diários de Motocicleta (encontrado em DVD) auxiliará bastante durante as aulas sobre a América do Sul.

Esse filme é baseado em fatos reais e aborda uma viagem pela América do Sul, em 1952, de Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) e seu amigo Alberto Granado. Os dois saíram da Argentina com o intuito de percorrer o subcontinente em uma motocicleta, pois pretendiam conhecer a América do Sul, da qual só tinham informações através de livros e revistas. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Mesmo assim, eles seguem viagem por meio de caronas e caminhadas.

Che Guevara era um jovem estudante de medicina, seu amigo, Alberto Granado, um bioquímico. Durante o filme, são retratados vários aspectos da América do Sul, dentre eles: inúmeras paisagens, relevo, vegetação, aspectos econômicos, como por exemplo, a desigualdade social existente entre os habitantes. Torna-se relevante retratar tais aspectos, tamanha é a sua importância.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Através do filme é importante explorar o lado humano dos dois viajantes, no intuito de estimular essa virtude nos alunos. Esse fato é possível de ser trabalhado quando os viajantes chegam à colônia de San Pablo, no Peru, onde havia um leprosário. Tanto Che Guevara quanto Alberto Granado convivem com os doentes sem qualquer tipo de discriminação e orgulho. O filme também aborda as desigualdades socioeconômicas da população sul-americana, outro elemento a ser analisado pelos estudantes.

Após a exibição do filme realize um ciclo de debate, abordando os elementos físicos, sociais e econômicos da América do Sul, estabelecendo analogias com o filme e incentivando a participação dos estudantes. Outro recurso didático importante é o mapa da América do Sul, pois através dele os alunos poderão visualizar o trajeto percorrido por Che Guevara e Alberto Granado. Tal método facilitará a percepção e a localização dos países sul-americanos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola