Topo
pesquisar

O pai da Geografia moderna

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Alexander von Humboldt.

O pai da Geografia moderna é o alemão Alexander von Humboldt, que nasceu em uma família burguesa no ano de 1769 e faleceu em 1859.

Em sua trajetória estudou em universidades de Frankfurt e Göttingen, nas quais freqüentou o curso de História, Filosofia e Ciências Naturais, além de ter adquirido domínio de outras línguas, anatomia e Geologia.

Como se pode perceber, Humboldt buscava sempre o conhecimento, então com 20 anos de idade realizou sua primeira expedição científica na Alemanha, Países Baixos e Inglaterra.

Uma das principais ocorreu em 1799, quando visitou diversos países americanos, como Estados Unidos, México, Peru, Equador, Colômbia, Cuba e Venezuela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O percurso por todos esses países durou 6 anos, durante esse período catalogou pelo menos 60 mil espécies vegetais. Incluindo ainda registros sistemáticos sobre clima, relevo e hidrografia existentes no interior do continente americano.

Outra fonte de estudos de Humboldt foram os vulcões e questões ligadas às correntes marítimas. Von Humboldt é considerado o pai da Geografia moderna, no meio acadêmico é tido como um naturalista, suas observações e seus registros foram de extrema importância, principalmente para sua época.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégia de Ensino - Educador

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola