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O pão nosso de cada dia: estudando a fermentação

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Com “a mão na massa” seus alunos podem aprender muito sobre os fungos!

A aula expositiva é, muitas vezes, condenada pelo fato de que nem sempre o aprendizado é significativo, comparada a uma aula incrementada com recursos outros. Algumas lupas e flores podem transformar completamente uma aula de Botânica; lâmina e alguns exemplares de planárias (talvez, também com o auxílio de lupa) podem permitir ao aluno compreender melhor como se dá a regeneração (e descobrir que as planárias não são tão grandes quanto os livros didáticos ilustram), a velha proposta de plantar feijões em algodão úmido é até hoje prática adotada e dificilmente foi esquecida por quem teve a oportunidade de plantar seu próprio pé de feijão...

Esta proposta de atividade é ensinar Microbiologia ao aluno de Ensino Fundamental, fornecendo a ele uma interessantíssima aula sobre os fungos na qual será capaz de construir o objeto de estudo: o pão. Ao fim desta atividade, este deverá ser capaz de entender que:

• há tipos diferentes de fungo
• o pão ‘cresce” devido à ação das leveduras
• as leveduras utilizam parte do oxigênio presente na massa e eliminam gás carbônico
• o bolor também é um tipo de fungo
• há condições que permitem o surgimento do bolor

Após a confecção do pão, pode-se, ainda, separar três amostras, cada uma em uma vasilha, a amostra 1 deve ser deixada na geladeira, a 2 deve ser tapada e a terceira, exposta no ambiente, e propor que os alunos preencham um diário, anotando o que observou no decorrer de uma semana.

Provavelmente, a amostra exposta ficará embolorada e este pode ser um ótimo momento para aprofundar o conteúdo, fazer quadro comparativo entre os dois tipos de fungo, discutir o que eles escreveram em seus diários e, caso a escola possua microscópio, analisar as amostras. Além disso, ainda é possível trabalhar princípios básicos de métodos científicos, utilizando a própria aula como exemplo.

Por Mariana  Araguaia
Equipe Brasil Escola

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Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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