Topo
pesquisar

O trabalho integrado da Geografia com outras disciplinas

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


O estudo das coordenadas geográficas possibilita o entrosamento entre a Geografia e a Matemática.

Existe, no meio escolar, uma grande tendência de integração entre as disciplinas curriculares. A Geografia oferece uma enorme possibilidade de integração. Um dos principais aspectos que permitem o desenvolvimento de um intercâmbio entre a Geografia e as outras disciplinas é o fato de a mesma ter como objeto de estudo o espaço geográfico, construído ou natural.

Dentre os inúmeros conteúdos estudados na Geografia, alguns possuem ligação com a História, tendo em vista que se faz necessário analisar as evoluções ao longo do tempo, das técnicas, tecnologias, relações sociais, além das profundas alterações ocorridas no espaço geográfico. Com a Matemática, a Geografia possibilita, por exemplo, a integração da cartografia; as escalas dos mapas, que requerem em alguns casos, a transformação de quilômetros para metros ou vice-versa; coordenadas geográficas, as quais usam as medidas em graus; etc. A disciplina Ciências oferece informações contidas no espaço geográfico: fatores químicos, biológicos, fenômenos físicos da natureza, etc. Uma das formas de integração de melhor aproveitamento por parte dos alunos e dos professores é a apresentação teatral e de dança, que envolve simultaneamente educadores das disciplinas de Geografia e Educação Física. Isso quando for trabalhada a cultura de uma localidade especifica (Estado, país, etc.)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Trabalhos com essas características são de fundamental importância para que o aluno possa aumentar seus conhecimentos e identificar as relações existentes entre as ciências.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola