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Ao observarmos a formação de ondas sobre a superfície da água é possível aprender e entender muito sobre algumas características das ondas em geral. Poderíamos aprender também sobre alguns fenômenos a que elas, as ondas, estão sujeitas ao se propagar.
A atividade experimental proposta tem por finalidade auxiliar o professor dentro da sala de aula quanto à explicação do conteúdo sobre ondas. O experimento usado é de baixo custo e visa atender a demanda de toda a sala de aula.
Material usado:
- Uma vasilha grande cheia de água (pode ser usada uma forma de bolo);
- Bolas pequenas de isopor;
-Lápis.
Realizando a atividade
Inicialmente, coloque a vasilha com água em um local totalmente plano e estável, a fim de que a água possa ficar em repouso. Aguarde um tempo até que se verifique que não há movimento sobre a superfície da água na vasilha. Em um segundo momento, coloque algumas bolinhas de isopor dentro da vasilha com água e espere um momento até que as bolinhas se estabilizem.
Peça aos alunos para verificar as posições de repouso das bolinhas de isopor e, em seguida, provoque ondas com a ponta do lápis no centro do recipiente, isto é, no meio da vasilha com água. Observe a movimentação das bolinhas de isopor.
Veja que elas fazem um movimento de sobe e desce quando a crista da onda passa, mas não são carregadas pela onda. Isso explica porque os surfistas precisam de uma velocidade inicial na direção do deslocamento das ondas para poder se movimentar. Durante o seu movimento, eles estão descendo um plano inclinado (a onda) que está se movimentando com a mesma velocidade. Em relação à onda, os surfistas estão parados.
Após provocar ondas na superfície da água com o lápis, peça aos alunos para que comentem sobre a posição das bolinhas de isopor antes e depois de iniciar as ondas. Com o auxílio dessa atividade experimental, os alunos perceberão que uma onda transporta apenas energia. Isso foi provado pelo fato de a bolinha de isopor ter permanecido no lugar que foi deixada.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física