PUBLICIDADE
Dentre os chamados gêneros textuais de cunho oral, figuram-se a entrevista, o debate, o seminário, as dramatizações, mostras culturais, dentre outros. Os mesmos funcionam como ponto de partida para o aprimoramento da oralidade com vistas a reforçar o poder de argumentação, a busca pelo conhecimento, a postura correta de exercitar a fala, além de serem ótimos aliados no combate à timidez e à inibição.
Torna-se imprescindível que esta prática pedagógica seja utilizada desde as séries iniciais, pois assim, há toda uma moldagem visando preparar os alunos para experiências futuras, como é o caso da vida acadêmica. Certamente se sentirão mais seguros e confiantes em expor seus conhecimentos diante de um público diferenciado.
Além dos benefícios anteriormente mencionados, há que se ressaltar sobre a importância de o educandos estarem aptos a exercer a fala também em situações comunicativas formais. Neste caso, o formalismo irá se sobrepor ao coloquialismo manifestado em convivências cotidianas. Portanto, deverão se adequar a um discurso seguro, claro e coerente no qual prevaleça o padrão culto da linguagem.
Diante disso, uma orientação prévia acerca do planejamento do seminário é de total relevância para a obtenção de resultados positivos, pois o propósito do educador deverá pautar-se pela real finalidade pretendida pela atividade didática. Assim sendo, algumas sugestões poderão ser de grande valia. Eis que seguem:
* Inicialmente o educador deverá sugerir fontes bibliográficas que nortearão toda a pesquisa. Enfatizando a importância de selecionar um material de apoio bem conceituado.
* Ressaltar que a pesquisa não é sinônimo de uma simples cópia de trechos, destituídos de sentido e sem a devida coesão. Ao contrário, as informações precisam atender a todos os propósitos, evidenciados pela clareza e pela objetividade.
* Destacar a necessidade de recursos audiovisuais, como a utilização de slides, cartazes, gráficos e imagens atrativas funcionando como ponto de apoio para a compreensão do que ora se pretende expor.
* Enfatizar a importância de os alunos estarem seguros e munidos de informações precisas de modo a responder possíveis questionamentos advindos do público expectador.
* Atentar-se para que haja uma verdadeira interação entre os interlocutores envolvidos no discurso, utilizando-se de estratégias motivadoras no sentido de manter a sintonia entre os mesmos, evitando o instaurar de uma atmosfera monótona.
* Finalizada a apresentação, sugerir aos educandos que realizem uma autoavaliação quanto ao desempenho por eles apresentados, a fim de aprimorarem constantemente suas competências e habilidades.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola