Whatsapp

Os impostos na sociedade atual

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Tematize entre os alunos a questão da cobrança de impostos no cotidiano.


É comum observamos que vários alunos, por sua pouca experiência de vida, reclamam quando os pais se recusam a lhes presentear com algo que tanto desejam. Em muitos casos, não entendem que a família é muitas vezes sobrecarregada com impostos e outras obrigações que tiram justamente aquele dinheiro que poderia resolver a compra de um brinquedo ou outra coisa qualquer. Falando dessa situação bastante comum, o professor pode introduzir uma discussão bastante rica em sala de aula.

Após deixar que alguns alunos relatem uma experiência do tipo, o professor pode questionar se eles sabem da importância do pagamento dos impostos. Abrindo outra oportunidade às participações, registre no quadro a opinião daqueles que se manifestarem. Passado esse instante, mostre aos alunos que a reclamação sobre os impostos não é uma grande novidade. Para tanto, exponha o seguinte relato do século XVII:
Cobravam o pedágio da ponte de madeira que ligava Recife a Santo Antônio, o que, sem contar os outros tributos, deu lucro àquele, que tinham levado o empreendimento com o fim de utilidade pública, cem vezes mais que o seu custo.

Os investidores que haviam tocado a construção eram pagos em Recife, na Cidade Maurícia, exigindo impostos tão excessivos pelo direito de passagem da ponte para os homens, cavalos, carros e mercadorias, que um homem a cavalo e seu escravo chegavam a pagar trinta soldos. (Roulox Baro e Pierre Moreau, século XVII. Adaptado.)

Conferindo a compreensão do texto, faça um pequeno roteiro de perguntas sobre a situação descrita nos parágrafos. Entre outras coisas, questione sobre o lucro alcançado por aqueles que participaram da construção da ponte, como a cobrança de impostos era realizada e se o autor do texto sugere, em algum momento, que o imposto cobrado seria excessivo. Dessa maneira, os alunos poderão identificar dilemas semelhantes entre os contribuintes de hoje e daquela época.

Usando de outra aula para conferir as respostas e falar sobre a opinião dos alunos, feche o conteúdo falando sobre o desvio das verbas adquiridas por meio da cobrança de impostos. Como uma última atividade, peça para que os alunos pesquisem e tragam à turma algumas reportagens que denunciam o uso indevido dos impostos ou destacam os impactos negativos gerados por esse mesmo problema. Quem sabe eles não entendam melhor o desafio que os pais vivem ao terem que pagar tantos tributos!


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola


História - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola