Whatsapp

Os temas literários em conformidade com situações cotidianas e polêmicas

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


A leitura deve atender às expectativas dos educandos


A escolha dos livros literários adotados durante todo o ano letivo compõe o planejamento do docente atuante na área de Língua Portuguesa. Tal procedimento abarca uma série de fatores, entre eles, a escolha do tema adequado à faixa etária.

E como todo planejamento requer habilidade e competência por parte de quem o pratica no que se restringe à pesquisa como forma de ampliar o conhecimento, torna-se necessário que o educador esteja em consonância com as diferentes editoras, procurando se interagir diante dos inúmeros “recursos” que as mesmas disponibilizam.

Em função dos obstáculos que regem o ambiente escolar, mais precisamente da falta de interesse pela leitura como fonte norteadora, é que surge o propósito de lançar estratégias eficazes, visando o corroborar de resultados positivos. E entre essas, figura-se a escolha de temas literários voltados para a realidade que circunda o universo dos educandos.

Tendo em vista que a linguagem desempenha uma função social, tal afirmativa leva-nos a crer que ela pode ser vista também como fonte transformadora da sociedade. E para que haja essa transformação, a familiaridade com a leitura visando o aperfeiçoar do conhecimento, implica em mudança de comportamento.

Ao enfatizarmos sobre a mudança de comportamento, este nos reporta às questões sociais que assolam nosso cotidiano. Dessa forma, evidenciam-se a seguir algumas leituras sugestivas que tendem a auxiliar o educador, uma vez que as mesmas incitam a reflexão de ideias e valores, tão subjugados atualmente.

Trata-se da coleção “Projeto Adolescer” pertencente à editora Escala Educacional, onde a leitura não se encerra em si mesma, ao contrário, ela estimula a discussão, a reflexão acerca de temas polêmicos, tais como consumismo, escolha profissional, relação entre pais e filhos, dentre outros.

O objetivo presente no discurso visa o amadurecimento e a transformação, uma vez que o leitor tem a oportunidade de desenvolver seu senso crítico, cabendo a ele ressaltar suas opiniões sobre o tema abordado, identificando-se com o mesmo em busca da maturidade, fator preponderante na adolescência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de EnsinoEducador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Certifique-se acerca de algumas propostas metodológicas e descubra como a literatura se concebe como fonte de atuação crítica, não deixe de clicar!
Em busca de uma proposta metodológica acerca da leitura literária? Clique e confira algumas questões a serem trabalhadas com base na obra de Fernando Carraro.
O trabalho literário como fonte de reflexão... Em apenas um clique descubra acerca de algumas propostas metodológicas bastante eficazes!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola