PUBLICIDADE
Que tal preparar uma aula relacionando dois conteúdos de química: polímeros e osmose? A presente prática permite demonstrar a propriedade absorvente de polímeros que se relaciona ao fenômeno osmótico.
Material
1 fralda descartável
Tesoura
1 saco plástico com fecho
2 recipientes transparentes (copo ou béquer)
Água
Sal
Procedimentos
1. Corte a fralda em tiras (com o auxílio da tesoura) e retire os flocos de gel absorvente presentes em seu interior. Uma dica é colocar as tiras no saco plástico e agitar até que o gel (na forma de um pó branco) se acumule no fundo;
2. Recolha 1 colher do gel, coloque no recipiente e acrescente água até ¼ de sua capacidade.
3. Vire o recipiente de cabeça para baixo e confira se o gel está líquido ou seco.
4. Separe um pouco do gel com água em outro recipiente e acrescente sal à mistura, o que acontece?
Resultados
No primeiro recipiente temos a absorção de água pelo gel, o que pode ser verificado no procedimento 3: ao tocar o material no copo, irá notar que o mesmo está seco, podendo até verter o copo sem que ele escorra.
O mesmo não ocorre no 2° recipiente: a adição de sal promove o que conhecemos por osmose, o gel se desidrata (perde água).
Explicação química
Poliacrilato de sódio é o polímero responsável pela capacidade absorvente de fraldas descartáveis. Ele aparece na forma de um pó branco cristalizado (gel), localizado na parte absorvente da fralda, veja em: Princípio de funcionamento da fralda descartável (link a postar).
A diferença de concentração de íons no interior e no exterior do polímero dá origem ao fenômeno da osmose, no qual a água no exterior vai penetrando no polímero para tentar igualar essa diferença de concentração.
Ao colocarmos grãos de sal sobre o gel, a tendência se inverte e o gel perde água, se desidratando.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola