Whatsapp

Pegada ecológica

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Escolhas sustentáveis revelam uma pegada ecológica positiva.

Nos jornais, televisões, em nossos e-mails e nas conversas informais do dia a dia, não é raro ouvirmos indícios de que estamos vivendo um momento crítico, socioambientalmente falando. Recursos primários têm sido explorados em larga escala, ao mesmo tempo em que são produzidos resíduos. Produtos já são fabricados para, em pouco tempo, serem descartados: é a obsolescência planejada que, aliada à ideia de sempre se ter produtos novos, modernos e da moda, contribui ainda mais para o quadro alarmante de que nossa forma de consumo é insustentável. Isso porque temos desconsiderado o fato de que nosso planeta não é capaz de absorver tais resíduos e gerar novos recursos no curto espaço de tempo em que tudo está ocorrendo.

Assim, para diminuir a sobrecarga do planeta, não basta somente esperar pelos nossos governantes. É necessário, desde já, repensar nossos hábitos diários, fazendo escolhas mais saudáveis para nós e para o ambiente – o que, muitas vezes, também significa uma melhor “saúde de nossos bolsos”.

Para trabalhar esse assunto, o professor pode sugerir que seus alunos façam o teste da Pegada Ecológica, encontrado em diversos locais, como no site do WWF ou na Revista Ecológica. Tais testes permitem uma análise sobre o nosso estilo de vida e seu impacto no planeta; e também oferecem sugestões de como melhorar essa pegada.

Solicitar que os estudantes façam esse teste e, posteriormente, discutir como esta realidade pode ser diferente, é uma maneira louvável de levantar questões que, talvez, jamais tenham sido objeto de reflexão por parte de seus alunos.
Para finalizar esse momento, o educador pode sugerir algumas mudanças práticas no espaço escolar que podem propiciar que os primeiros novos passos, de uma pegada mais ecológica, sejam dados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola