PUBLICIDADE
Plano de aula de Geografia
Nível de ensino: Ensino Médio.
Série: 2° ano.
Tempo previsto: 3 aulas de 50 minutos.
Tema da aula: Indústria.
Objetivos a serem alcançados:
- Conhecer a história das indústrias (Revolução Industrial) que surgiram a partir da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra no final do século XVIII início do século XIX, essa ficou marcada pelo invento da máquina de tear a vapor e locomotiva. A partir daí a indústria mundial presenciou mais duas revoluções. A Segunda Revolução Industrial aconteceu no final do século XIX início do século XX, esse momento ficou marcado pela descoberta do motor a combustão e o surgimento da indústria automobilística. A partir daí houve diversas evoluções tecnológicas que mudaram o modo de produção e de consumo.
- Identificar quais são os tipos de indústrias existentes no mundo.
- Relacionar o espaço geográfico com a localização das indústrias, por exemplo, a instalação de centro industrial próxima à fonte de matéria-prima, facilitando o transporte, além de dinamizar todo o processo.
- Criar conceitos acerca do processo de industrialização brasileira e suas respectivas fases. Tendo em vista que tivemos uma primeira etapa no início do século XX, a segunda, após a Segunda Guerra Mundial e a terceira aconteceu a partir dos anos 90.
- Classificar as regiões brasileiras que concentram os maiores parques industriais do país (Centro-Sul).
Conteúdo a ser ministrado:
- O que é indústria?
- A era da indústria.
- Revolução Industrial.
- Tipos de indústrias / indústria de base / indústria de bens de consumo.
- Localização industrial.
- A indústria no Brasil.
- A distribuição regional da indústria no Brasil.
Metodologia: aula expositiva, discussão e debates.
Recursos didáticos a serem utilizados: quadro, giz. Utilização do mapa mundi para identificar onde surgiu a Revolução Industrial, incluindo ainda os países mais industrializados do mundo. Análise do mapa brasileiro enfatizando as áreas mais industrializadas do país e também onde emergiu primeiramente esse processo no Brasil.
Método de fixação: resolução de exercícios de fixação, pesquisas.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola