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O presente experimento consiste em abandonar a bolinha em repouso na abscissa S = 0 e medir os tempos em cada abscissa, ou seja, da primeira marca até a nona marca.
Material utilizado
- uma tábua de 4,5 m x 10 cm.
- duas tábuas de 4,5 m x 8 cm.
- uma bola de borracha nº 6.
- três cronômetros.
- papel quadriculado.
Montando o experimento
Pegue a tábua de 4,5 m x 10 cm e, como mostra a figura abaixo, fixe em seus lados as tábuas de 4,5 m x 8 cm, fazendo com que ela se pareça com uma canaleta, para que a bola não caia pelas laterais.
Em um segundo momento, fixe a canaleta de modo que ela fique inclinada, mais precisamente com as mesmas medidas indicadas na figura abaixo.
Para a marcação de abscissas na canaleta, divida-a em pontos subsequentes com 0,5 m de distância entre eles, de modo que se obtenham nove divisões.
É importante que três alunos participem da marcação do mesmo tempo em cada um dos pontos marcados, ou seja, cada uma das abscissas. Posterior à marcação dos três tempos, faça uma média aritmética.
Coleta dos dados
Preencha a tabela abaixo, usando a média aritmética de cada tempo.
Cálculo das velocidades escalares médias
Usando a equação abaixo, faça o cálculo da velocidade escalar média entre a posição inicial (S = 0) e cada marca. Faça os cálculos da 1a à 9a marca.
Cálculo da velocidade escalar em cada marca
Lembrando que:
Comparando com a velocidade média obtida em cada marca, teremos:
Da equação acima tiramos a velocidade em cada uma das 9 marcas. Portanto, ela será o dobro da respectiva velocidade média.
V = 2.Vm
Verificando o tipo de movimento
Construa no papel quadriculado o gráfico da velocidade em função do tempo. Provavelmente os pontos estarão alinhados, então, em último caso, trace a reta ligando os pontos. Ao ligarmos os pontos, o fato de obtermos uma reta oblíqua aos eixos mostra que o corpo adquire movimento uniformemente acelerado.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola