Topo
pesquisar

Plano Inclinado

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

O presente experimento consiste em abandonar a bolinha em repouso na abscissa S = 0 e medir os tempos em cada abscissa, ou seja, da primeira marca até a nona marca.

Material utilizado

- uma tábua de 4,5 m x 10 cm.
- duas tábuas de 4,5 m x 8 cm.
- uma bola de borracha nº 6.
- três cronômetros.
- papel quadriculado.

Montando o experimento

Pegue a tábua de 4,5 m x 10 cm e, como mostra a figura abaixo, fixe em seus lados as tábuas de 4,5 m x 8 cm, fazendo com que ela se pareça com uma canaleta, para que a bola não caia pelas laterais.

Em um segundo momento, fixe a canaleta de modo que ela fique inclinada, mais precisamente com as mesmas medidas indicadas na figura abaixo.

Para a marcação de abscissas na canaleta, divida-a em pontos subsequentes com 0,5 m de distância entre eles, de modo que se obtenham nove divisões.
É importante que três alunos participem da marcação do mesmo tempo em cada um dos pontos marcados, ou seja, cada uma das abscissas. Posterior à marcação dos três tempos, faça uma média aritmética.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Coleta dos dados

Preencha a tabela abaixo, usando a média aritmética de cada tempo.

Cálculo das velocidades escalares médias

Usando a equação abaixo, faça o cálculo da velocidade escalar média entre a posição inicial (S = 0) e cada marca. Faça os cálculos da 1a à 9a marca.

Cálculo da velocidade escalar em cada marca
Lembrando que:

Comparando com a velocidade média obtida em cada marca, teremos:

Da equação acima tiramos a velocidade em cada uma das 9 marcas. Portanto, ela será o dobro da respectiva velocidade média.

V = 2.Vm

Verificando o tipo de movimento

Construa no papel quadriculado o gráfico da velocidade em função do tempo. Provavelmente os pontos estarão alinhados, então, em último caso, trace a reta ligando os pontos. Ao ligarmos os pontos, o fato de obtermos uma reta oblíqua aos eixos mostra que o corpo adquire movimento uniformemente acelerado.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola