Topo
pesquisar

Plástico oxibiodegradável em estudo

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Plástico: material mais usado e descartado do mundo.

Nos últimos 50 anos o plástico foi ganhando seu espaço e se tornou um dos materiais mais usados no mundo. Até aí tudo bem, o problema começou com o descarte incorreto após seu uso. Plásticos são considerados os maiores poluentes de águas, estudos apontam para a existência de cerca de 18 mil pedaços de plástico flutuando por quilômetro quadrado do oceano. Foi aí então que o material, após ter sido consagrado, se viu condenado. Será o fim do plástico?

Mesmo em meio a tantos problemas não se pode considerar este material extinto. E para convencer que seu uso pode ser de forma ecologicamente correta, foi criado o chamado plástico oxibiodegradável.

Aplicação do tema em sala de aula

Consiga amostras do novo plástico e encarregue a turma de pesquisar informações sobre o material: composição do plástico, modo de fabricação, por que o termo oxibiodegradável, composição química do material, este plástico realmente não agride o meio ambiente?

Os materiais feitos com plástico oxibiodegradável carregam estes símbolos:

                                              

Dentre todas as informações coletadas pelos alunos, algumas devem ser destacadas:

Técnica de obtenção do plástico:

O processo consiste em adicionar ao polímero (plástico) de origem um catalisador que acelere sua oxidação, daí o termo oxibiodegradável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Processo de oxibiodegradação

O plástico oxibiodegradável, quando lançado na natureza, tem suas grandes moléculas fragmentadas em moléculas pequenas através da oxidação. Isso facilita a degradação por parte dos micro-organismos existentes na natureza (na água, no solo), eles utilizam os fragmentos menores como fonte de alimento (energia).

Tempo de degradação: O tempo estimado de degradação para esse tipo de plástico é de um ano e meio. Se compararmos ao do plástico comum, que é de cinco anos, percebemos a vantagem.

Utilização

Uma das aplicações mais importantes:


A sacolinha de supermercado é um dos principais lixos urbanos, ela é responsável pelo entupimento de redes de esgoto. As sacolas podem ter seu tempo de degradação diminuído, se feitas com plástico oxibiodegradável.

Após expor as vantagens do novo plástico, proponha uma conscientização por parte de seus alunos.

“O nosso planeta encontrará a salvação em nossas próprias mãos, sabe como? Se todos se unirem na busca de alternativas ecologicamente corretas.”

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola  

Veja mais!
Plásticos sob suspeita – alerta sobre o perigo da intoxicação com plástico.

Polímeros – aula esclarecedora sobre o uso e descarte correto de plásticos.

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola