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Apesar de real, muitas pessoas não percebem a relação de causa e efeito relativa à poluição dos rios: reclamam da sujeira e do mau cheiro que alguns deles provocam, mas sem questionar o porquê daquilo e, tampouco, sua parcela de responsabilidade frente ao caso. Outras situações são mais graves ainda: as daquelas pessoas que, desconhecendo os riscos que correm, têm uma relação íntima com tais locais.
Diante disso, é importante um trabalho de valorização e também de sensibilização no que tange a este assunto. Para tal, o papel dos educadores é de suma importância e responsabilidade.
A música abaixo, que pode ser ouvida neste link, retrata a realidade do Rio Maracanã, do Rio de Janeiro; mas pode ser aplicada a diversos rios de nosso país, e não somente a ele:
Quando eu ficar assim
morrendo após o porre
Maracanã, meu rio,
ai corre e me socorre
Injeta em minhas veias
teu soro poluído
de pilha e folha morta,
de aborto criminoso
de caco de garrafa
de prego enferrujado
dos versos do poeta
pneu de bicicleta
Ai, rio do meu Rio,
Ai, lixo da cidade
de lâmpada queimada
de carretel de linha
chapinha premiada
e lata de sardinha
o castigo e o perdão
o modess e a camisinha
o castigo e o perdão
o modess e a camisinha
Ai, só dói quando eu rio,
Maracanã, meu rio
Maracanã, meu rio
Ai, só dói quando eu rio
Valsa do Maracanã
Composição: Aldir Blanc e Paulo Emílio
Aqui você pode, também, acessar um vídeo que mostra o famoso Rio Tietê em seus tempos pretéritos: quando não era conhecido somente pelas condições deploráveis que hoje apresenta. Já nesse link, você encontra um texto bastante informativo que conta um pouco da importância desse curso d’água e os rumos que tomou a partir da expansão da industrialização da cidade de São Paulo, tornando-se algo bem parecido com um depósito de lixo a céu aberto.
Considerando o exposto, sugiro um momento para que o educador de Biologia, preferencialmente em parceria com os professores de Português e Artes, façam o levantamento de materiais e informações relativos ao tema. O texto “Poluição das Águas”, do Brasil Escola, assim como esse; são bons pontos de partida para tal atividade.
Após a leitura e discussão, sugiro o desenvolvimento de atividades artísticas/lúdicas sobre a temática, para serem apresentadas a outras pessoas, socializando os conhecimentos adquiridos.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola