Topo
pesquisar

Pressão exercida pelo sapato

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Qual destes saltos é mais confortável?

Este é o assunto que as mulheres adeptas a salto alto sabem a fundo: qual tipo de calçado proporciona maior conforto aos nossos pés?

Em se tratando da espessura do salto, a pressão exercida pelo mesmo é que determina conforto ou não. Este princípio parte da grandeza escalar “pressão” definida pela equação: 



Pressão (P) é a força (F) exercida sobre um objeto dividida pela área (A) da superfície sobre a qual a força age. P e A são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a área menor será a pressão, e vice-versa.

Aplicação prática

1. Para aplicar este conteúdo em sala de aula de uma forma mais dinâmica, peça aos alunos que tragam sapatos com saltos de diferentes espessuras: finos, médios, grossos, Anabela, etc.

2. Prepare uma folha de isopor (espessa e grande) e estenda sobre o chão.

3. Utilize os diferentes saltos para fazer furos sobre a folha.

4. A dificuldade apresentada em deixar pegadas com o salto grosso será uma observação importante.



Conclusão

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A força age perpendicularmente à superfície.

A pressão exercida sobre a folha de isopor é maior quando colocamos o salto fino sobre ela, sabe por quê? A área do salto fino é menor e, segundo a equação, quanto menor a área maior será a pressão exercida. Já os saltos médios apresentam uma maior dificuldade em perfurar a folha de isopor, isto se deve ao aumento da área de contato: maior área, menor pressão.

Esse experimento comprova uma situação comum às mulheres, o cansaço provocado pelo uso de saltos finos. Nosso corpo exerce uma força perpendicular ao chão que é distribuída pelo salto, o cansaço é produto desta força sobrecarregada em um só ponto (salto fino). Podemos amenizar este desconforto se a espessura do salto for mais grossa. Foi pensando neste princípio que surgiram os chamados saltos Anabela, onde o peso é distribuído de uma maneira mais ampla, por todo o salto.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Veja mais! 
Estouro da pipoca e pressão de vapor

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola