Topo
pesquisar

Princípio da inércia

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE

Sabemos que as leis de Newton tratam da relação entre força e movimento em referenciais inerciais, ou seja, em referenciais fixados em corpos com movimento retilíneo uniforme.

Dessa forma, no estudo dessas leis, destacamos a que diz: um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se nenhuma força for exercida sobre ele.

A fim de testar essa lei, vamos propor uma atividade experimental bastante simples e de baixo custo que pode ser levada para a sala de aula. Essa atividade pode ser feita por todos os alunos antes mesmo de o professor ter enunciado a primeira lei de Newton.

Material utilizado

- uma carta de baralho
- uma moeda
- um copo de vidro (ou plástico)
- um palito de picolé
- uma caixa de fósforos vazia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- liguinha de borracha (usada para amarrar dinheiro)

Testando o princípio da inércia

Como mostra a figura acima, coloque a carta de baralho sobre a boca do copo de vidro. Em seguida, coloque uma moeda sobre a carta de baralho e o palito próximo à carta. Com uma das mãos segure a caixa de fósforos e com o dedo indicador envergue o palito. Solte-o de modo que ele atinja e arremesse a carta para fora da boca do copo.

Nesse experimento podemos verificar que enquanto a carta se desloca com grande velocidade, a moeda fica praticamente em repouso e cai no fundo do copo.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola