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Problemas Estratégicos

Estratégias de ensino-aprendizagem

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O sucesso garantido na resolução de algumas situações cotidianas está diretamente ligado à aplicação de estratégias. Esse conhecimento pode ser desenvolvido na educação básica, referindo-se aos conteúdos relacionados ao ensino fundamental I e II e ensino médio. Mas esse pensamento estratégico não está presente nos livros didáticos, ele é de responsabilidade do professor licenciado, que tem a incumbência de criar mecanismos capazes de despertar no aluno, o interesse por tais situações.

Inúmeros jogos eletrônicos são baseados em princípios estratégicos, envolvendo individualmente os jovens. Atualmente, muitos sites educacionais disponibilizam em suas páginas, jogos envolvendo estratégias. Seria interessante a utilização dos laboratórios de informática para essas aulas.

No caso das escolas de baixa renda, onde o acesso à Internet é impossibilitado, o professor precisa apresentá-los aos alunos de forma singular e tradicional. O problema deverá ser proposto de forma escrita, com a interferência do professor sempre que preciso. Os seguintes problemas são exemplos envolvendo a aplicação de estratégias em sua elucidação.

Problema I

Um barquinho é controlado por uma pessoa, que deve transportar para o outro lado da margem do rio, um leão, uma cabra e uma alface, todos de maneira individual. Considerando que se a cabra ficar sozinha com a alface, ela come-a. E se deixarmos o leão sozinho com a cabra, ela é devorada. Diante de tal situação, procure uma maneira de resolvê-la.

Problema II

Você deve ajudar a levar três leões e três aventureiros de um lado do rio ao outro, utilizando uma jangada. No transporte, procure não deixar um número maior de leões junto aos aventureiros, a fim de evitar que eles sirvam de alimento para os leões. A jangada irá comportar somente dois elementos por travessia.

Problema III

Consideremos que um trem de 1 km de comprimento, atravesse um túnel de 1 km de extensão a uma velocidade de 1 km por minuto. Quanto tempo levaria esse trem para atravessar o túnel?


Existem inúmeros outros problemas que podem ser utilizados, basta o professor disponibilizar de algum tempo para a pesquisa ou elaboração. Alguns jogos, como a dama e o xadrez, estimulam o lado cognitivo, aperfeiçoando fundamentos estratégicos importantes para o futuro profissional, social e comportamental.

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Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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