Topo
pesquisar

Produção de fuligem

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


A queima da vela produz fuligem.

A Química orgânica é a parte da Química que estuda os compostos provenientes do carbono. Esse elemento, o carbono, possui características únicas: como explicar que o ferro, a grafite e o diamante possuem a mesma composição? Tudo graças ao carbono, que pode formar ligações entre si ou com outros elementos.

Quando um átomo de carbono se une com outros, de forma que o arranjo molecular fique bem unido, surgem materiais mais resistentes como o aço (quando o carbono interage com ferro) e o diamante. Agora, quando as ligações entre carbonos são feitas de forma desordenada dão origem a matérias mais maleáveis como a grafite.

O presente experimento tem como objetivo produzir de forma prática e segura um derivado do carbono que é produzido pela combustão incompleta: a fuligem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Material:

- 1 vela;

- 1 prato de louça branco.

Procedimento:

Acenda a vela, quando esta entrar em combustão (queima) coloque o prato sobre a chama. O prato deve ser de cor branca e estar de cabeça para baixo para uma melhor visualização da fuligem que se forma.

Esta fuligem é formada pela liberação do carbono proveniente da combustão incompleta da vela. As ligações entre carbonos presentes na estrutura química da fuligem estão de forma desordenada.
 

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola