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A classificação biológica consiste em organizar determinado conjunto de seres vivos de acordo com características em comum, que os difere de outros seres. Assim, indivíduos de determinado filo têm atributos que os fazem ser classificados como seres deste e não de outro filo.
Embora o sistema de classificação binomial tenha suas falhas, é interessante percebermos que, caso este não existisse, compreender o mundo vivo seria uma tarefa bem mais árdua do que já é. Assim, esta proposta de aula permitirá que seus alunos analisem e percebam as particularidades de cada um dos filos de invertebrados e, inclusive, percebam as relações de parentesco entre os indivíduos, evidenciadas em suas estruturas.
O primeiro passo é, antes de iniciar o conteúdo de Zoologia, entregar aos alunos um quadro com o nome de todos os filos e características, como: número de patas e de antenas, divisão corporal, reprodução, sistemas (circulatório, excretor...), modo de vida (aquático ou terrestre? Parasita ou de vida livre?), etc. Peça para que eles façam e preencham o quadro com as respectivas informações para cada filo estudado, na medida em que o conteúdo for apresentado.
Ao fim do estudo dos invertebrados, solicite que seus alunos levem para a aula imagens dos representantes deste grupo e, com auxílio de cartolinas, cola, canetinha, tesoura e munidos dos seus quadros-resumo, confeccionem um mapa ilustrativo para cada filo.
Desta forma, divida-os em 8 grupos (poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos).
Ao fim da atividade, na lousa, faça um paralelo entre cada uma das características dos filos, com a ajuda de seus alunos (pontuar, neste momento, conceitos relacionados à filogenia e evolução pode enriquecer a atividade).
As cartolinas deverão ser afixadas em local onde outras séries e turmas possam ter acesso às informações.
Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola