Topo
pesquisar

Quantitativo ou Qualitativo?

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Quali ou Quanti?

O ensino de física visa interpretar o universo utilizando a matemática como uma ferramenta preciosa para a descrição do mesmo.
Em certas circunstâncias, em sala de aula, ensinamos conteúdos e resolvemos exercícios somente quantitativamente, ou seja, utilizamos equações, números, operações... e esquecemos que a nossa aula é de física, deixando as interpretações fenomenológicas de lado.
Esse processo quantitativo acaba gerando um mecanicismo em nossos alunos, tornando-os exímios reprodutores do que fazemos em sala. A interpretação e a descrição do fenômeno são importantes, pois: amplia a visão do aluno sobre determinado conhecimento; possibilita a criação de hipóteses e questionamentos que não sejam somente matemáticos e permite a associação da interpretação à matemática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fazer uma aula mesclada, que vai do qualitativo ao quantitativo, é dar permissividade ao seu aluno de ir além da aula em busca de conhecimento.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola