Whatsapp

Quanto lixo!

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


É importante que os alunos compreendam o sentido dos diferentes contêineres da coleta seletiva.

O problema do lixo é uma questão séria que enfrentamos no nosso dia a dia. Criação de ambientes para animais causadores de doenças, entupimento de bueiros, intoxicação de animais, dentre outros, são apenas alguns problemas que este, principalmente quando mal destinado, provoca.

Considerando este fato, uma atividade interessante pode ser feita com os alunos das séries iniciais escolares; principalmente se a escola possuir contêineres de coleta seletiva.

Primeiramente, proponha um lanche comunitário entre os colegas, em um dia pré-determinado, sem estipular o que cada um deverá levar. No dia em questão, leve uma lixeira grande para o local, e acompanhe a relação dos estudantes com o lixo resultante deste momento. Caso alguns deixem de destinar os resíduos de seu lanche no local apropriado, solicite que façam isso.

Ao término do recreio, oriente seus alunos quanto aos tipos de lixo, substâncias que os compõem, tipos de impactos ambientais que podem ser causados pela má-destinação deste, e outros aspectos relacionados. É importante também frisar a diferença entre lixo orgânico e lixo inorgânico, a classificação entre materiais recicláveis e não recicláveis, como fazer a coleta seletiva, formas de reduzir a produção de lixo, e dicas de como reaproveitar materiais.

Após este momento, deposite sobre uma lona todo o conteúdo presente no cesto. Com auxílio de luvas, peça para que os estudantes identifiquem os tipos de lixo, classifiquem quanto à composição, e busquem soluções que poderiam reduzir a quantidade de material produzido naquele dia.

Para finalizar, crie uma discussão acerca do que poderia ser feito na escola em relação a essa temática, e procure levar adiante o projeto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Veja como trabalhar a decomposição dos materiais em sala de aula e promova a conscientização de seus alunos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola