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Uma das maneiras mais simples de se observar a influência da resistência do ar nos corpos é impedir que o ar atue diretamente sobre eles enquanto caem.
Quando abordamos isso numa aula de Física, muitas vezes aparecem dúvidas entre os alunos que são facilmente esclarecidas quando se tem uma atividade experimental para concluir tal definição.
Uma dessas atividades experimentais de baixo custo é apresentada agora como estratégia de ensino.
Sabendo que a definição de lançamento vertical e queda livre resume-se basicamente ao valor da aceleração da gravidade g = 9,8m/s², para todos os corpos sem a influência do ar, iniciaremos o experimento a fim de provarmos isso.
Para analisar essa aceleração de forma experimental você vai precisar de:
• 1 tampa de caixa de sapatos
• 1 prego
• 1 pena
• 1 chumaço de algodão
• 1 folha de papel amassada
• 1 folha de papel não amassada
• 1 esfera de aço
• 1 porca de parafuso
Com o auxílio dos alunos, peça para que cada um segure de forma individual os objetos citados acima, estando todos na mesma altura. Todos os voluntários devem soltar os objetos ao mesmo tempo enquanto os observadores analisam qual chegará primeiro ao chão.
Baseado neste momento de queda aleatória dos corpos, mostre que segundo a afirmativa de Aristóteles, os corpos mais pesados tentem a chegar ao chão primeiro.
Agora pegue todos os objetos, coloque-os sobre a tampa e solte-os, você verá que a influência do ar será menor, pois a tampa da caixa de sapatos impede que o ar exerça diretamente uma ação sobre os corpos. Assim, a perspectiva é de que esses corpos sobre a caixa cheguem juntos ao chão.
Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola