Whatsapp

Resistores em paralelo

A criação de um resistor em paralelo tem por objetivo básico estudar as propriedades da ligação em relação ao brilho apresentado pelo circuito.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Uma lâmpada incandescente é, basicamente, um resistor. Para a realização desta atividade vamos utilizar os seguintes materiais:

- três lâmpadas de 6 V com soquetes
- 4 metros de fio cabinho (pode ser de nº 20)
- fita crepe
- 4 pilhas novas e grandes de 1,5 V

Para montar o experimento, observe o esquema abaixo:

Circuito elétrico com pilhas ligadas em série e lâmpadas em paralelo

- Ligue as pilhas em série: o polo positivo de uma deve estar encostado ao negativo da outra, unindo-as com fita crepe. Dessa forma, o circuito estará submetido à tensão de 6 V.
- Corte dois pedaços de fio, com 90 cm cada um. Retire a capa de plástico de uma das extremidades e ligue-a aos polos positivo e negativo do circuito das pilhas. Depois, desencape também os pontos A e B, C e D, E e F distantes, respectivamente, 40 cm, 60 cm e 80 cm das extremidades que foram ligados às pilhas.
- Ligue dois pedaços de fio, de 15 cm cada um, com suas extremidades desencapadas, aos pontos A e B e ao soquete. Faça o mesmo para as outras duas lâmpadas em C, D, E e F.

Se as lâmpadas não acenderem, verifique os contatos. Nas pilhas, eles podem ser fixados com fita crepe. Observe o brilho das lâmpadas. Apague uma, desenroscando-a, e observe o brilho das demais. Discuta com os alunos o porquê da situação (brilho da lâmpada), instigando-os a apresentar seus conhecimentos prévios. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Domiciano Marques
Graduado em Física